Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado

Publicado em 22/12/2025 17:42

Logotipo Reuters

SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) - A produção de açúcar do centro-sul do Brasil em 2026/27 (abril/março) foi estimada nesta segunda-feira em 38 milhões de toneladas, queda de 5% na comparação com a temporada anterior, com usinas destinando mais cana para a produção de etanol, apontou consultoria Safras & Mercado em sua primeira estimativa para o novo ciclo.

O "mix" de cana para o açúcar cairá para 47% da safra, versus 49% na temporada anterior, com uma maior oferta no mercado global pressionando os preços, enquanto a destinação da matéria-prima para o etanol aumentará para 53%, versus 51% no ciclo prévio, já que o combustível deverá registrar um aumento da demanda, especialmente com o aumento da mistura na gasolina para 30%, desde agosto.

O açúcar no Brasil está sendo atingido por preços baixos no mercado internacional, em função das ampliações das ofertas da China, Índia e Tailândia, notou a Safras & Mercado.

Assim, a produção de açúcar na principal região produtora do país, o maior exportador global, deverá recuar apesar de um crescimento esperado na safra de cana-de-açúcar para 600 milhões de toneladas, ante 595 milhões na temporada anterior, segundo a consultoria.

Considerando o Nordeste, a produção brasileira de açúcar foi estimada em 41,8 milhões de toneladas, contra 43,5 milhões no ciclo anterior.

As exportações de açúcar do Brasil deverão cair para 30 milhões de toneladas, versus 33,8 milhões no comparativo anual.

Já a produção de etanol hidratado de cana do país deverá aumentar para 20,3 bilhões de litros, ante 19,5 bilhões no ciclo prévio, enquanto a fabricação de anidro foi prevista em 14,50 bilhões de litros, ante 12,85 bilhões no mesmo comparativo.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário