Etanol bate recorde de vendas em 2015

Publicado em 08/02/2016 07:10

Impulsionado por incentivos tributários, o etanol bateu recorde de vendas no País em 2015, ano em que o combustível foi mais usado que a gasolina em São Paulo pela primeira vez em cinco anos. Foram vendidos pelas distribuidoras 17,86 bilhões de litros de etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) no País, ante 12,99 bilhões de 2014, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A alta de 37,5% no total fez as vendas superarem os 16,47 bilhões de litros de 2009.

Apesar da marca, o setor alega que não há condições de mercado para investir e crescer, devido à crise vivida pelas usinas de açúcar e etanol. No mesmo período, as vendas de gasolina caíram 7,3% (de 44,36 bilhões de litros para 41,13 bilhões) e as de diesel, 4,7% (de 60 bilhões para 57,21 bilhões de litros).

A redução do ICMS do etanol em Minas Gerais, que passou de 19% para 14%, e a alta na tributação da gasolina (de 27% para 29%) fizeram o Estado ter a maior alta no País, de 138,8%, e elevaram a participação no total consumido no Brasil de 5,77%, em 2014, para 10%. Também houve incremento tributário (Paraná e Mato Grosso do Sul), segundo a Udop (União dos Produtores de Bioenergia), assim como a alta da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) cobrada na gasolina, que tornaram o etanol mais competitivo.

Leia a notícia na íntegra no site Folha Web.
 

Fonte: Folha Web

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado