Fila para embarcar açúcar no Brasil soma 16 navios, diz Williams

Publicado em 04/01/2018 17:03

SÃO PAULO (Reuters) - O total de navios programados para embarcar açúcar nos portos brasileiros somou apenas 16 embarcações neste início de ano, de acordo com levantamento da agência marítima Williams Brazil, sinalizando menor oferta para carregamento em razão da entressafra de cana no centro-sul, principal região produtora do país.

Em meados do ano, durante o pico da moagem, e consequentemente da fabricação de açúcar, a quantidade de embarcações geralmente supera 40. A tendência é de que o número de navios aumente a partir de abril, quando começa a temporada no país.

Conforme a Williams, o total de navios programados neste início de ano considera aqueles já atracados, ao largo esperando ou que devem chegar até 25 de janeiro.

Essas embarcações devem carregar 632,5 mil toneladas da commodity até lá, sendo que a maior parte (434,30 mil toneladas, ou 69 por cento) sairá pelo Porto de Santos (SP). Paranaguá, no Paraná, responderá pelos 31 por cento restantes (198,20 mil toneladas).

Do total a ser embarcado, 598,30 mil toneladas são de açúcar bruto VHP, enquanto outras 9,2 mil toneladas de refinado e 25 mil toneladas, de cristal B150 --estes dois últimos são exportados ensacados.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY