Efeito Fethab: Taxação do etanol leva americanos a suspenderem 6 novas usinas em MT

Publicado em 01/07/2019 08:24

Empresários americanos decidiram suspender projetos de seis novas usinas de etanol de milho em Mato Grosso por causa do aumento da taxação sobre o produto dentro do novo Fethab, proposto no início do ano pelo governador Mauro Mendes, aprovado pelos deputados e já em vigor.

Só vão prosseguir com a unidade de Sorriso cujas obras faltam cerca de 40% para serem concluídas. As demais plantas ficam suspensas.

Na prática, os americanos deixam de investir aproximadamente R$ 5 bilhões nas usinas em solo mato-grossense e, por consequência, interrompendo perspectivas de gerar dois mil empregos diretos.

A notícia foi retransmitida pelo empresário Marino Franz, que tem dois sócios americanos na FS Bioenergia (FS Agrisolutions Indústria de Combustíveis), instalada desde agosto de 2017 em Lucas do Rio Verde.

O deputado e ex-secretário de Indústria do Estado, Carlos Avalone, fez um comentário, em tom de alerta sobre a suspensão desses investimentos no grupo de WhatsApp da diretoria da Federação das Indústrias (Fiemt) - confira reprodução ao lado.

Segundo ele, a frustração dos investidores veio com o aumento de impostos para o etanol feito à base de milho, dentro do novo Fethab.

Aliás, o empresariado do agronegócio entende que o momento é de reconhecimento ao setor mais importante para a economia do país e não de aumentar a carga tributária.

 

Fonte: RDNews /Blog do Romilson

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CMAA investe R$ 3,5 bilhões no aumento da moagem e produção de açúcar e etanol em Minas Gerais
Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março
Safra 2024/2025: Moagem atinge 15,8 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril
Açúcar retoma altas e sobe mais de 2% em NY
Mato Grosso é segundo maior produtor nacional de etanol