Grupo Moinho Globo investe R$ 15 milhões em planta tecnológica para produção de açúcares especiais

Publicado em 15/06/2021 09:36
Nova unidade industrial da N1 Alimentos inicia operações dia 21 de junho, em Itaju, no centro-oeste de SP

O grupo paranaense Moinho Globo inaugura uma nova  planta industrial  da N1 Alimentos para  beneficiamento e produção de açúcares especiais no município de Itaju,  na região centro-oeste de São Paulo (338 Km da capital).

Com capacidade de produção de 500 toneladas/dia -  aproximadamente 12.500 toneladas/mês - a unidade entra em operação no dia 21 de junho e vai gerar 70 empregos diretos, tendo como grandes diferenciais a tecnologia e   a inovação no processo produtivo, destacando produtos customizados para atender necessidades específicas de clientes da  área de transformação – como por exemplo fábricas de doces e gomas.

A presidente do Moinho Globo, Paloma Venturelli,  revela que o investimento do grupo na nova indústria é de R$ 15 milhões. Ela destaca que  o empreendimento envolveu o desenvolvimento de amplas pesquisas  - em projeto piloto na matriz na N1 Alimentos, localizada em Sertanópolis (PR) -  o que resultou  em um processo  inovador de produção de açúcares especiais, totalmente automatizado e sem similar nacional. “Os tipos de açúcares especiais que  agora vamos produzir na planta de Itaju serão os primeiros produtos nacionais nessa categoria e que até então precisavam ser importados  dos Estados Unidos ou de países da Europa pelas indústrias alimentícias”, afirma a presidente.

A expertise na moagem de trigo foi um fator importante que levou o grupo Moinho Globo a iniciar sua atuação no segmento de beneficiamento de açúcar com a criação da N1 Alimentos em 2014. Hoje a empresa já é a  maior empacotadora de açúcar no sul do Brasil e está entre as maiores do país.

O diretor e sócio da N1 Alimentos, Sandro Marcelo Poças, está à frente do projeto da unidade de Itaju e destaca a alta  capacidade de processamento,  que permitirá ampliar a produção dos açúcares especiais e customizados conforme a especificação dos clientes da marca.

Além da produção de açúcares com especificações diferenciadas  e granulometrias controladas, a nova planta da N1 Alimentos  inclui também o setor de empacotamento para o   varejo com os produtos tradicionais de linha comercializados sob a marca Globo, que hoje incluem açúcar cristal, extrafino e demerara.

Localização estratégica e projeto moderno

A unidade ocupa terreno de aproximadamente 24 mil m² na região industrial de Itaju e a área construída soma 11 mil m².

A localização é considerada estratégica, considerando que o estado de São Paulo é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar e a região concentra plantações expressivas e um grande número de usinas, o que facilita  a obtenção de matéria-prima. “Tivemos também o incentivo do município de Itaju, que não mediu esforços para que a empresa se instalasse na região”,  explica Marcelo Poças.

O projeto da unidade de Itaju foi inspirado na nova indústria do Moinho Globo, inaugurada em 2017 Sertanópolis (PR), e considerada uma das mais modernas do Brasil. A planta da N1  Alimentos prioriza a sustentabilidade e   o processo enxuto e funcional, dentro das características do  Lean Manufacturing, que é um conjunto de conceitos e práticas com objetivo principal de  reduzir custos de produção para ter produtos com mais qualidade e com um maior valor ao cliente.

Fonte: Grupo Moinho Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira