Variante Delta coloca em xeque recuperação da demanda chinesa por açúcar

Publicado em 05/08/2021 10:01 e atualizado em 05/08/2021 11:17
Trading inglesa Czarnikow vê consumo menor nos meses restantes do verão e nos próximos feriados na terceira maior consumidora global

O recente aumento de casos de Covid-19 da variante Delta na China deve colocar em xeque as expectativas de recuperação da demanda chinesa por açúcar, segundo a trading inglesa Czarnikow. Porém, ainda há expectativas com a acelerada vacinação no país.

"Anteriormente, pensávamos que o consumo de açúcar chinês se recuperaria devido ao ritmo de vacinação. No entanto, a variante Delta altamente contagiosa foi recentemente identificada em Nanjing (província de Jiangsu)", disse a trading. "O consumo de açúcar pode cair nos meses restantes do verão e nos próximos feriados, à medida que as reuniões sociais diminuem", completou.

Novos casos diários de Covid-19 na China x Vacinação total da população - Fonte: Czarnikow

A variante tem se espalhado rapidamente. Em apenas 10 dias, a variante do vírus, considerada mais contagiosa, foi identificada em mais 22 cidades, espalhadas por 10 províncias chinesas. O país tem feito testes em massa e milhões voltaram ao isolamento.

"Portanto, não acreditamos mais que o consumo de açúcar chinês se recuperará fortemente até que o surto esteja sob controle novamente. Felizmente, um surto em grande escala é improvável, já que o programa de vacinação da China está sendo executado em uma taxa recorde mundial", destacou a Czarnikow.

O país já aplicou 1,5 bilhão de doses em sua população estimada em cerca de 1,4 bilhão de pessoas. A maioria das vacinas usadas no país tem que ser aplicada em duas doses.

Vendas e produção do famoso bolo lunar consumido no Festival do Meio do Outono - Fonte: Czarnikow

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, em inglês) estimou em maio o consumo doméstico de açúcar na China em 15,80 milhões de toneladas, acima das 15,50 milhões de t do ano anterior. A China precisa importar parte do seu consumo de açúcar de outros países, incluindo o Brasil.

Nos próximos meses, a China passará pelos feriados do Festival do Meio do Outono, em setembro, um dos mais celebrados no país. E, no início de outubro, haverá o Dia Nacional da China (Golden Week), que promove a segunda maior movimentação de pessoas dentro da China, elevando a demanda por alimentos.

Bolo lunar ou bolo da lua - Foto: Xinhua

Apenas para o Festival do Meio do Outono, produtores do famoso bolo lunar ou bolo da lua durante essas festividades demandam cerca de 100 mil t, segundo a Czarnikow. "Alguns deles já cortaram suas metas de produção, pois prevêem uma demanda mais fraca por conta de novas restrições".

Em 2020, com a maioria das restrições atenuadas, as vendas do bolo lunar na China totalizaram RMB 20,52 bilhões. Para 2021, a expectativa é que não mude muito esse cenário.

Bloqueios restabelecidos podem interromper a recuperação da indústria de alimentação - Fonte: Czarnikow
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet prevê declínio das temperaturas e possibilidade de geada no Sul neste fim de semana
Açúcar sobe mais de 6% na semana em NY com preocupação sobre oferta global
Safra maior de cana amplia oferta de etanol e pressiona preços
Açúcar ganha força em Nova Iorque com déficit global maior, diz Itaú BBA
Açúcar fecha misto nas bolsas, mas mantém patamares elevados com oferta global no radar
Índia autoriza importação de 1 milhão de toneladas de açúcar e mercado mira impacto sobre preços