Acompanhando petróleo, açúcar vira e passa a subir nesta tarde de 2ª feira

Publicado em 03/01/2022 12:20
Mercado acompanha financeiro, apesar de alta na produção do adoçante na Índia nos últimos meses

As cotações futuras do açúcar operavam em alta leve nesta tarde de segunda-feira (03) na Bolsa de Nova York. O mercado do adoçante passou a subir acompanhando a alta do petróleo no internacional, apesar de pontos de baixa.

Por volta das 12h10 (horário de Brasília), o açúcar bruto tinha valorização de 0,21%, negociado a US$ 18,91 c/lb na Bolsa de Nova York. Já em Londres, a bolsa não funciona nesta segunda-feira.

O mercado do açúcar inicia o ano focado nas informações do financeiro. Pela manhã, os preços acompanhavam a que do petróleo. Porém, o óleo passou a subir levemente neste início de tarde com melhores expectativas da demanda.

"O petróleo subiu acima de US$ 78 o barril nesta segunda-feira, apoiado pela oferta restrita e esperanças de uma recuperação da demanda adicional em 2022, apesar da OPEP+ parecendo concordar com um novo aumento na produção", disse a Reuters.

As oscilações do óleo no cenário internacional ditam a decisão das usinas sobre o mix que será adotado na safra, já que impactam na gasolina e também na competitividade do etanol.

Ainda no financeiro, por outro lado, o dólar avançava sobre o real no dia, o que tende a encorajar as exportações, mas pesa sobre os preços externos.

Nos fundamentos, ainda como fator de baixa, o mercado acompanha a alta na produção indiana de açúcar entre outubro e dezembro, com 11,56 milhões de toneladas, segundo uma associação industrial nesta segunda-feira (3).

A Índia é o segundo maior produtor mundial de açúcar.

» Clique e veja as cotações completas de sucroenergético

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Unica: Indústria e produtores de cana chegam a acordo sobre a divisão da receita de CBios
Exclusivo: Saiu acordo em torno dos CBios e usinas vão repassar de 60% a 85% aos canavieiros
Depois dias de pressão, açúcar tem alívio no dólar e encerra com leves altas
Raízen projeta moagem estável de cana na safra 24/25, carrega mais estoques de açúcar
Representantes do BNB se reúnem com produtores canavieiros paraibanos para apresentação de linhas de crédito