Evolua Etanol, da Vibra e Copersucar, projeta venda de 9 bi litros no 1º ano

Publicado em 01/07/2022 10:00

SÃO PAULO (Reuters) - A Vibra Energia (BVMF:VBBR3) e a Copersucar lançaram nesta sexta-feira a Evolua Etanol, joint venture dedicada à comercialização do biocombustível nos mercados nacional e global, e que tem como objetivo vender 9 bilhões de litros de etanol em seu primeiro ano de vida.

Segundo as empresas, a Evolua Etanol operará com o modelo de plataforma aberta, possibilitando acesso a todos os agentes interessados. Seu propósito é "viabilizar soluções, integrar, trazer escala e eficiência ao mercado, encurtando as distâncias entre produtores e consumidores de etanol em todo o país", disseram, em nota.

Com sede na capital paulista e escritório no Rio de Janeiro, a Evolua Etanol atuará com gestão independente alinhada com seus acionistas, além de contar com estrutura de governança e conselho próprios, seguindo as melhores práticas de governança e conformidade.

O capital social é de 10 milhões de reais, dos quais Copersucar detém 50,01% de participação e a Vibra possui 49,99%. Já há a previsão de aporte futuro de mais 440 milhões de reais, na proporção das respectivas participações dos acionistas.

"Esperamos oferecer uma alternativa moderna e competitiva de comercialização para todos os agentes do mercado de etanol, com oferta em escala e eficiência logística", afirmou o CEO da Evolua Etanol, Pedro Paranhos.

Segundo o executivo, o etanol deve ser um dos grandes protagonistas do processo mundial de transição energética, o que abre "um leque de possibilidades" para a Evolua.

Paranhos, que atuava até então como diretor comercial e de operações na Copersucar, tem mais de duas décadas de experiência no setor de combustíveis, com passagens pelas norte-americanas Exxon Mobil (NYSE:XOM) e Eco-Energy.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado