Açúcar despenca mais de 2% com câmbio e após divulgação da Conab para o BR nesta 3ª

Publicado em 27/12/2022 12:48 e atualizado em 27/12/2022 16:28
Mercado estava fechado desde a última sexta-feira por conta das festividades de Natal; Londres segue fechada

Os contratos futuros do açúcar tinham queda expressiva na bolsa de Nova York nesta tarde de terça-feira (27). O mercado do adoçante retoma as negociações seguindo o câmbio, além da recente estimativa de safra da Conab para o Brasil.

Por volta das 12h36 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha desvalorização de 2,62% no principal contrato na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), a 20,43 cents/lb. O terminal de Londres ainda seguirá fechado nesta terça-feira.

Apesar de se manter ao redor de 20 cents/lb nesta terça, os preços recuam acompanhando o câmbio, com valorização do dólar sobre o real. Uma moeda estrangeira mais valorizada tende a encorajar as exportações das commodities e pressiona o mercado.

Apesar disso, o petróleo testava máximas de duas semanas e limitava as perdas do adoçante. O mercado do óleo acompanha o relaxamento das restrições da Covid-19 na China. Esses afrouxamentos elevam as expectativas sobre a demanda no país.

Nos fundamentos, segue atenção do mercado para a safra do Brasil e Índia. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe hoje uma estimativa de produção na safra 2022/23 de 598,3 milhões de toneladas, um crescimento de 4,4% ante o levantamento anterior.

"O acréscimo foi motivado por ajustes na área colhida e produtividade obtida, principalmente no estado de São Paulo", disse a entidade na divulgação desta terça. Além disso, o mercado também acompanha as informações sobre a safra asiática.

Leia mais:

+ Produção de cana-de-açúcar cresce 4,4% e pode chegar a 598,3 milhões de toneladas na safra 2022/23

» Clique e veja as cotações completas de sucroenergético

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira