Açúcar dispara nesta 5ª nas bolsas com temor sobre a oferta; branco em pico de 10 anos

Publicado em 30/03/2023 12:28
Além de preocupações com a safra asiática, mercado tem suporte do financeiro em meio alta do petróleo e câmbio

As cotações futuras do açúcar disparavam na tarde desta quinta-feira (30) nas bolsas de Nova York e Londres. O tipo branco, por exemplo, testava pico de 10 anos. O mercado se preocupa com a oferta por conta da safra asiática, além do financeiro.

Por volta das 12h20 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha valorização de 3,01% no principal contrato na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), cotado a 21,89 cents/lb. Já em Londres, a alta era de 2,07%, a US$ 631,20 a tonelada.

Depois de fechar a última sessão em campo misto, os preços do açúcar já iniciaram esta quinta com alta nas bolsas externas. Além de ajustes ante a véspera, o suporte principal vem das informações sobre a safra asiática, que tem sido impactada pelo clima.

"As usinas estão fechando em ritmo acelerado. Quase todas as usinas fecharão até o final deste mês. Apenas algumas estarão operando na primeira semana de abril", disse o comissário do estado indiano de Maharashtra, Shekhar Gaikwad.

Além disso, segundo a Reuters, a União Europeia espera que a queda na produção leve ao aumento das importações e à queda da área plantada na safra 2023/24.

O financeiro também dá suporte aos preços externos do açúcar. O petróleo tinha alta de mais de 1%, o que tende a impactar nos preços dos combustíveis. O dólar também tinha queda leve sobre o real, o que tende a desencorajar as exportações.

» Clique e veja as cotações completas de sucroenergético

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira