Presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool vai solicitar audiência com o ministro do MAPA para tratar de temas diversos

Publicado em 14/02/2025 08:16 e atualizado em 14/02/2025 09:45

Entre as deliberações da primeira reunião da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília, está a decisão de marcar uma audiência com o ministro Carlos Henrique Fávaro para tratar, entre outros temas, sobre a irrigação em barragens. Segundo o presidente da Câmara, Pedro Campos Neto, essa é uma questão importante para o setor produtivo canavieiro, especialmente, no Nordeste que vem sofrendo com a redução das precipitações nos últimos meses.

“Foi uma reunião muito boa, dinâmica, proveitosa e que discutimos vários temas, inclusive, a questão da irrigação que vamos levar para debater com o ministro Carlos Fávaro, com apoio técnico do Sr. Afrânio César, presidente da câmara temática de Agricultura Sustentável do ministério”, afirmou Pedro, lembrando que o pedido de audiência com o ministro será feito logo, mas que a data da reunião dependerá da agenda de Fávaro. “Na data que o ministro marcar, estaremos lá”, disse Pedro.

Sobre a previsão do tempo feita durante a reunião pelo representante do Inmet, segundo Pedro, a perspectiva é que o tempo se mantenha estável atéabril, dentro da normalidade para o período. “Em função da presença do fenômeno La Nina de baixa intensidade, o que não interfere muito no clima, a previsão é de estabilidade climática”, destacou Pedro.

Sobre PL 715/23, que dispõe sobre a compatibilidade entre o contrato de trabalho por safra e a condição de titular de benefícios sociais, de autoria do deputado Zé Vitor, ficou esclarecido que o PL está tramitando no Senado, ainda na primeira comissão da Casa. “Como é uma matéria muito importante para o setor, vamos acompanhar de perto essa tramitação e, se for o caso, até trabalhar para pedir urgência na tramitação da mesma”, afirmou Pedro, lembrando que a NR-15, que estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, gerando direito ao adicional de insalubridade aos trabalhadores, também foi outro assunto colocado em análise durante a reunião e que precisa também de uma atenção especial do setor, pois gerará impactos na atividade produtiva.

Fonte: Câm. Set. do Açúcar e do Álcool

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro
Preços do açúcar fecham em alta nesta 2ª feira (22) em NY e Londres