Índia iniciará nova temporada de açúcar com amplos estoques, diz associação de produtores

Publicado em 21/03/2025 07:20

NOVA DÉLHI, 20 de março (Reuters) - A Índia deve começar a nova temporada de açúcar em outubro com estoques iniciais confortáveis, apesar da produção menor do que o esperado na temporada atual e das exportações de 1 milhão de toneladas, disse um importante órgão de produtores na quinta-feira.

O segundo maior produtor de açúcar do mundo permitiu que as usinas exportassem 1 milhão de toneladas métricas do adoçante em janeiro, durante a atual temporada, até setembro de 2025, pois tanto o governo quanto a indústria acreditavam que havia um excedente para os mercados estrangeiros.

No entanto, desde então, órgãos do setor reduziram as estimativas de produção para o ano atual para setembro de 2025, levantando algumas preocupações sobre o fornecimento.
Um importante órgão da indústria disse que a Índia não precisa se preocupar com suprimentos.

"A situação do fornecimento é muito boa porque nossos estoques iniciais serão muito confortáveis ​​e a produção do ano que vem será maior", disse Deepak Ballani, diretor geral da Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (ISMA), à Reuters.

Em 1º de outubro, quando a temporada 2025-26 começar, as usinas terão 5,4 milhões de toneladas de estoques remanescentes da temporada anterior, o que será mais do que suficiente para atender à demanda doméstica em outubro e novembro, disse Ballani.

"Nossas usinas estão em condições de exportar facilmente 1 milhão de toneladas e também atender às necessidades nacionais de açúcar e etanol."

A All India Sugar Trade Association, outro órgão comercial, disse na semana passada que o estoque inicial de açúcar para a próxima temporada poderia cair de 8 milhões de toneladas para 3,78 milhões de toneladas no ano passado.

Os comerciantes de açúcar antecipam aumentos de preços nos próximos meses, impulsionados pela redução da produção e pela alta demanda sazonal durante os meses de verão

O governo está monitorando de perto os preços do açúcar e só intervirá no mercado se necessário, disse uma autoridade do governo, que não quis ser identificada.

O açúcar, uma commodity politicamente sensível, é fortemente regulamentada pelo governo. Além de anunciar o preço da cana que as usinas devem pagar aos produtores, o governo federal fixa a quantidade que cada usina pode vender no mercado aberto.

Reportagem de Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav; Edição de Shreya Biswas

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY