Moagem de cana no Norte e Nordeste segue em queda, mas produção de anidro está mantida

Publicado em 13/01/2026 12:10

A moagem de cana na safra 2025-2026 nas regiões Norte e Nordeste até 15 de dezembro de 2025 totalizou 36,5 milhões de toneladas, recuo de 8,5% na comparação com o montante de 39,9 milhões de toneladas processado em igual intervalo da temporada anterior. A queda, que reflete o desempenho tanto no Norte quanto no Nordeste, é baseada em dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio).

Na avaliação do presidente da NovaBio, Renato Cunha, os resultados apurados até 15 de dezembro de 2025 confirmam os desafios que o setor enfrenta na safra 2025-2026: “São dificuldades climáticas e de origem internacional, que devem resultar em números menores quando concluirmos a safra, mas é importante frisar que apesar disso, a produção de etanol anidro segue estável, garantindo o esforço para reduzir emissões”, completa.

Números em queda

Na Região Norte, a moagem recuou 11,9%, caindo de 7,3 milhões para 6,4 milhões de toneladas, enquanto que no Nordeste a queda foi de 7,7%, de 32,6 milhões para 30,1 milhões de toneladas no mesmo período da safra anterior. O volume menor de cana processada refletiu diretamente na cadência de uma melhor produção de açúcar, que apresentou redução de 22,4% considerando o total das duas regiões, com 1,948 milhão de toneladas produzidas ante 2,511 milhões de toneladas do ciclo anterior.

No etanol, a produção total nas regiões Norte e Nordeste chegou a 1,52 milhão de metros cúbicos, 6,9% abaixo do apurado no mesmo período da temporada passada. Mais uma vez o etanol hidratado foi o principal responsável pelo recuo, com redução de 10,7% no acumulado até 15 de dezembro de 2025. Já o etanol anidro apresentou estabilidade, com recuo marginal de apenas 0,4%, mas no recorte do Nordeste registrou alta de 6,2%, reafirmando a mudança no perfil produtivo da safra atual.

Os dados de ATR – Açúcar Total Recuperável, principal indicador de qualidade da cana-de-açúcar, também refletem o impacto da menor moagem. O ATR total nos produtos finais caiu 14,2% nas regiões Norte e Nordeste, com o indicador por tonelada de cana recuando 6,3% no consolidado regional, pressionado principalmente pelo desempenho do Nordeste, que registrou queda de 9,1%, enquanto a Região Norte apresentou avanço de 6,8%.

No comparativo entre projeção e realização da safra 2025-2026, até 15 de dezembro de 2025, o setor alcançou 61,9% da moagem estimada de cana-de-açúcar no total das regiões. A Região Norte, que em dezembro praticamente encerrou a moagem na atual safra, apresentou execução mais avançada, com 89,8% da previsão, enquanto o Nordeste atingiu 58,1%. No etanol total, o índice de realização foi de 60,3% no consolidado regional, com destaque para o Norte, que já alcançou 97,5% da estimativa prevista para o período.

Estoques de etanol

Os estoques físicos de etanol nas Regiões Norte e Nordeste também apresentaram queda na comparação entre as safras. Na posição até 15 de dezembro de 2025, o estoque total somou 310,3 mil metros cúbicos, recuo de 34,1% em relação aos 471,4 mil metros cúbicos registrados na mesma data de 2024. O etanol anidro apresentou redução de 32%, já apresentando indícios de estímulo pela vigência da nova mistura de 30% de etanol na gasolina, enquanto o hidratado teve queda ainda mais acentuada, de 35,9%.

Fonte: NovaBio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Entrega de açúcar bruto da ICE estimada em 808.000 t, afirmam operadores
Açúcar cai em NY com projeção de excedente global de 1,22 milhões de toneladas em 25/26
Açúcar cai em NY com informações de queda de demanda na China
Açúcar fecha misto no mercado internacional com novas informações sobre a produção indiana
Açúcar perde fôlego em NY, mas valorização do Real limita participação brasileira nas negociações internacionais
Açúcar fecha com altas em NY e variações mistas em Londres