Produção de açúcar vai recuar 1 milhão de toneladas, nota Datagro

Publicado em 16/06/2011 13:56
A consultoria Datagro reviu sua estimativa para a safra 2011/12 e prevê agora uma moagem de 536 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul. O número é 3,2% menor do que a previsão de maio e 3,6% menor do que a safra passada, quando foram processados 556 milhões de toneladas da matéria-prima. Esta é a primeira vez, desde a temporada 1999/2000, que uma safra é menor do que a anterior, de acordo com a consultoria Datagro.

Com isso, a produção de açúcar deve cair 1 milhão de toneladas para 33,70 milhões de toneladas. A produção de etanol também recuará, de 24,12 bilhões de litros previstos em maio para 23,24 bilhões de litros. Plínio Nastari, presidente da consultoria, diz que a situação deve resultar em uma maior importação de etanol do que ocorreu no ciclo passado. Serão 770 milhões de litros, ante os 455 milhões de litros da temporada 2010/11.

A revisão se deveu a problemas diversos no canaviais, que vão desde os já conhecidos, como forte estiagem na safra passada e baixos investimentos em tratos culturais, até o surgimento de pragas, com efeitos até então não dimensionados na produção. Novas revisões para baixo podem ocorrer até o fim da safra, o que dependerá do comportamento do clima.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado