Oferta mundial de açúcar deve diminuir, diz Czarnikow

Publicado em 07/07/2011 10:16

A moagem de cana-de-açúcar no Brasil será prejudicada nesta temporada, o que refletirá na oferta mundial de açúcar, é o que garante a consultoria Czarnikow. De acordo com a trading britânica, a redução do volume é resultado da seca do ano anterior no país.

A projeção inicial do volume de 535 milhões de toneladas da produção do Centro-Sul brasileiro teve uma queda de 40 milhões de toneladas. Por responder a 90% da produção brasileira, o ajuste para baixo deve dissipar expectativas de um superávit global de açúcar nesta temporada.

Nos últimos dois meses, traders foram surpreendidos com um aumento de 30% no açúcar na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). "Dada à dependência do Brasil, o maior risco que o mercado mundial de açúcar enfrenta hoje é uma fraca safra brasileira, o que terá um impacto desproporcional no comércio", disse a Czarnikow.

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar do Brasil) divulgou na última semana informações sobre a produção de cana no país. Nas duas primeiras semanas de junho houve uma queda de 23% no processamento em relação ao mesmo período do ano anterior. O órgão deve revisar os dados em breve, mas ainda não confirmou se fará tal ajuste.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia prevê produção de açúcar maior em 2024 e busca novos mercados, diz sindicato
Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP