Em São Paulo, setor sucroalcooleiro fecha mais de 2 mil postos de trabalho

Publicado em 14/10/2011 08:14
Dados da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostram que setembro foi o pior mês desde 2006 para o setor sucroalcooleiro.  A produção paulista, responsável por 1/3 de toda a produção nacional, registrou queda de 0,08% no mês, o que equivale a 2.028 postos de trabalho fechados. No acumulado entre janeiro e setembro já são 49.532 postos de trabalho a menos no setor.

"Esse ano tivemos alguns problemas climáticos, a produção de cana apresentou quebra na ordem de 10% a 15%, e estamos terminando a safra antecipadamente, por isso temos um efeito mais negativo no emprego do que nos outros anos", avaliou André Rebelo, assessor de assuntos estratégicos da presidência da Fiesp.

De acordo com a Fiesp, em todo o Estado foram contabilizados redução de seis mil vagas de emprego. No entanto, a redução já era esperada devido a retração na demanda e a substituição de produtos industrializados por importados.

"Já esperávamos isso antes desse episódio mais agudo da crise na Europa. Sem ajuste, esse é o primeiro setembro negativo da série que começou em 2006", explicou Rebelo.

Apesar dos números negativos para o setor sucroalcooleiro, os dados de 2011 para o restante da indústria no Estado são positivos. O acumulado do ano registrou abertura de 100 mil vagas de trabalho, o que representa um crescimento de 3,87%.

Com informações Brasil Econômico

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: NA com Brasil Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira