Áreas de instabilidade avançam e pancadas de chuva são previstas por todo Brasil

Publicado em 25/10/2023 10:53
Chuva começa a chegar no Centro-Oeste, mas ainda com volumes baixos e com irregularidade

A quarta-feira (25) será mais um dia marcado por pancadas de chuva espalhadas por todo o Brasil. O avanço do ar quente e úmido para áreas do Centro-Oeste e Norte chega também no Nordeste, provocando chuvas moderadas a fortes nas próximas horas. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os volumes mais expressivos em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nas próximas 24 horas. Todas essas áreas podem receber chuva entre 20mm e 30mm no período. 

O modelo mostra ainda a tendência do avanço das chuvas para as demais áreas da região Central do Brasil. Atenção para São Paulo e Minas Gerais que podem registrar acumulados acima de 50mm na próxima quinta-feira (25). 

Também é destaque o retorno das chuvas para o Centro-Oeste do Brasil. Apesar do volume ainda ser baixo, o produtor dessa área pode sentir o alívio após o período de seca e de altas temperaturas. Com o calor dos últimos dias, áreas de instabilidade podem chegar acompanhadas de chuva fortee granizo. 

Com o aumento das áreas de instabilidade, o Inmet prevê nova rodada de chuvas fortes para o Sul do Brasil a partir do dia 28. No Rio Grande do Sul, os acumulados podem chegar a 125mm em algumas áreas do estado. A tendência é que continue chovendo na região, com o avanço da instabilidade também em Santa Catarina e no Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 

 

Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: frio continua no Sul e Nordeste entra em alerta para temporais 04 e 05/07/2026
Final de semana tem alerta para geada no Sul e declínio de temperatura no Sudeste
Portugal pede apoio de UE, Espanha e Marrocos diante do aumento do risco de incêndios florestais
Calor extremo coloca à prova consumo de bebidas alcoólicas e afeta fabricantes na Europa
Sul enfrenta novo pico de frio enquanto calor e tempo seco predominam no interior do Brasil
Chuvas ganham força no Norte, mas calor e tempo seco persistem em áreas produtoras do Tocantins