Após atacar portos, Rússia ameaça navios comerciais e trigo bate no limite de alta em Chicago nesta 4ª

Publicado em 19/07/2023 12:53

Os futuros do trigo vão acumulando fortes altas nas bolsas internacionais nesta semana em função das últimas notícias vindas da região do Mar Negro e da escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia. E no início da tarde desta quarta-feira (19), os futuros do cereal bateram no limite de alta, alcançando ganhos de mais de 7%. Assim, perto de 12h40 (horário de Brasília), o setembro tinha US$ 7,22 e o março, US$ 7,54 por bushel. 

Os recentes ataques russos aos portos ucranianos logo na sequência da Rússia ter saído do acordo agravaram a cena do mercado. "Isso já muda o patamar, porque mesmo que abra o corredor novamente não teria a inflaestrutura", explica o analista da Safras & Mercado, Élcio Bento. 

Além disso, as notícias mais recentes dão conta ainda de que a Rússia estaria ameaçanndo navios comerciais, intensificando ainda mais as incertezas sobre os negócios. "A RIA - Agência de Notícias russa - afirmou que irá considerar navios inimigos todos aqueles que estiverem operando em portos da Ucrânia. A grande dúvida é se a Rússia vai continuar exportando trigo. E por onde", explica o time da Agrinvest Commodities. 

Ainda de acordo com a consultoria, "do lado da Ucrânia, estão em jogo dois milhões de toneladas de milho por mês, um milhão de trigo, 120 mil de cevada e 120 mil de óleo de girassol". 

Ao mesmo tempo, o analista da Safras pondera ainda que, no curto prazo, segue a percepção do mercado de que se trata de muita especulação diante de todo o trigo que está sendo colhido neste momento em outras origens produtoras importantes, como Canadá e países da Europa. Assim, apesar de uma demanda global maior pelo cereal, a oferta também é mais robusta do que a da temporada anterior, o que ajuda a equilibrar o mercado. 

"Por falta de trigo não será que os preços vão subir nos próximos meses", complementa Bento. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo lidera alta dos grãos em Chicago com foco em ataques russos na Ucrânia
Rússia corta área de trigo em meio à queda das margens dos produtores, diz Sovecon
Trigo termina em alta em Chicago após oscilar perto de mínimas do contrato
Grupo de moagem sul-coreano compra 50 mil t de trigo dos EUA, segundo operadores
Trigo se recupera com cobertura de posições vendidas
Trigo atinge mínimas do contrato na Euronext, com força do euro e concorrência argentina