Baixo índice de plantio de trigo de inverno reduz perspectivas de colheita da Rússia para 2025

Publicado em 25/09/2024 17:40

MOSCOU (Reuters) - As taxas de semeadura de trigo de inverno na Rússia caíram para o nível mais baixo em 11 anos devido à seca nas principais regiões produtoras, obscurecendo as perspectivas para a safra de grãos de 2025, informou a consultoria Sovecon na quarta-feira.

"Em 20 de setembro, 8,3 milhões de hectares haviam sido semeados com grãos de inverno, em comparação com 9,3 milhões de hectares no ano anterior e a média de cinco anos. Esse é o valor mais baixo desde 2013", disse a Sovecon.

Ele disse que uma campanha de semeadura lenta nas regiões do sul e do Volga, onde o atraso em relação aos números do ano passado é de 0,4 milhão de hectares, indica uma colheita relativamente baixa no próximo ano.

A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, manteve sua previsão oficial de colheita de grãos de 132 milhões de toneladas métricas este ano, apesar do clima extremo que atingiu muitas de suas principais regiões produtoras de grãos.

O Ministério da Agricultura disse na quarta-feira que tem como meta um nível de colheita de 170 milhões de toneladas métricas de grãos e leguminosas até 2030.

(Reportagem de Olga Popova)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina
Trigo fecha em baixa em Chicago diante da abundante oferta mundial
Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t
Safra de trigo da Argentina deve atingir recorde de 25,5 mi t, diz bolsa
União Europeia aumenta estimativas de safras de trigo e milho