Na contramão da crise, setor de máquinas agrícolas deve crescer até 15% em 2017, diz Abimaq

Publicado em 30/08/2017 17:45

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de máquinas e implementos agrícolas do Brasil devem crescer entre 10 a 15 por cento este ano, um desempenho menor que o ano passado, mas ainda expressivo em comparação aos demais setores da indústria de máquinas, estimou nesta quarta-feira a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

"É o único setor da Abimaq que vai ter crescimento. É o único setor que está, teoricamente, fora da crise", disse o presidente-executivo da entidade, José Velloso, em evento em São Paulo, lembrando que a associação representa 35 setores da indústria de bens de capital.

Para a Abimaq, a demanda por máquinas agrícolas é reflexo do bom desempenho da agricultura no país, que registrou safras recordes de milho e soja na temporada 2016/2017.

Entre janeiro e julho de 2017, o faturamento do setor acumulou crescimento de 11 por cento ante mesmo período do ano passado, totalizando 7,6 bilhões de reais, informou a Abimaq.

Velloso disse acreditar que o segundo semestre não será tão bom quanto o primeiro e lembrou que a segunda metade do ano passado foi muito melhor que os primeiros seis meses de 2016.

"Então deve terminar o ano com crescimento da ordem de 10 a 15 por cento", concluiu, acrescentando que alguns fabricantes tem uma visão mais conservadora.

O setor de máquinas e implementos agrícolas foi responsável por 42,2 por cento das exportações da indústria brasileira de bens de capital entre janeiro e julho, segundo dados da Abimaq.

 

(Por Natália Scalzaretto)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli