Referência mundial, pesquisador quer transferir conhecimento do cerrado brasileiro para a África

Publicado em 15/08/2018 09:11
Pedro Sanchez supervisionou programas de pesquisa em mais de 25 países da América Latina, Sudeste Asiático e África. Ele é o laureado do Prêmio Mundial de Alimentação de 2002, membro do MacArthur 2004, e foi eleito para a Academia Nacional de Ciências dos EUA em 2012 por sua "liderança em pesquisa para a gestão do solo para a melhoria da produção de alimentos no mundo tropical". Entrevista a João Batista Olivi e Pedro Braga, no Congresso Mundial de Ciência do Solo
Pedro Sanchez - Professor PhD da Universidade da Flórida

Podcast

"Errados?! Vocês, brasileiros, são formidáveis, isso sim!", diz Pedro Sanchez

 

Download
 

Pedro Sanchez, professor PhD da Universidade da Flórida, conversou com o Notícias Agrícolas durante o Congresso Mundial de Ciência do Solo a respeito de seu trabalho com a agricultura na África e também sua visão sobre a agricultura no Brasil, em especial, no cerrado brasileiro.

Sanchez supervisionou programas de pesquisa em mais de 25 países da América Latina, Sudeste Asiático e Àfrica. Ele é o laureado do Prêmio Mundial de Alimentação de 2002, membro do MacArthur 2004, e foi eleito para a Academia Nacional de Ciências dos EUA em 2012 por sua "liderança em pesquisa para a gestão do solo para a melhoria da produção de alimentos no mundo tropical".

Na visão do professor, a África, em conjunto com a América do Sul, sobretudo Brasil e Argentina, tem potencial para, futuramente, alimentar o mundo. Ele é reconhecido pelo seu trabalho realizado nos solos ácidos do continente africano, transformando estes ambientes em áreas mais produtivas.

Ele é amigo pessoal do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, com o qual participou de trabalhos para desbravar o cerrado brasileiro. Agora, há um plano de transferir grande parte da tecnologia do cerrado para as savanas da África. Nesta transferência estão envolvidos os conhecimentos técnicos e a vinda de jovens cientistas africanos ao Brasil para aprender essa agricultura de forma prática.

Conhecedor da agricultura brasileira há 40 anos, ele diz achar a situação "formidável" nos termos atuais. O cerrado, segundo ele, é o sistema mais sustentável por abrigar a integração lavoura-pecuária-floresta. Contudo, ele alerta que nada é sustentável a longo prazo.

Neste momento, ele aconselha os produtores a manter a reserva biológica que existe no cerrado e procurar expandir a produção por meio da produtividade - e não das terras.

Sanchez também diz que "não há nenhum defeito para apontar" na agricultura brasileira. Entretanto, ele defende a prevenção e a diversificação da floresta de eucaliptos no cerrado.

 

  Pedro A. Sanchez é professor de pesquisa de solos tropicais no Departamento de Ciências do Solo e da Água da Universidade da Flórida e do corpo docente do Instituto de Sistemas Alimentares Sustentáveis. Anteriormente, foi Diretor do Centro de Agricultura e Segurança Alimentar do Instituto da Terra da Universidade de Columbia, Diretor do World Agroforestry Center, co-presidente da Força-Tarefa da Fome do Projeto do Milênio das Nações Unidas e diretor do Projeto Millennium Villages. Ele viveu em Cuba, Filipinas, Peru, Colômbia e Quênia e supervisionou programas de pesquisa em mais de 25 países da América Latina, Sudeste Asiático e África. Ele é o laureado do Prêmio Mundial de Alimentação de 2002, membro do MacArthur 2004, e foi eleito para a Academia Nacional de Ciências dos EUA em 2012 por sua "liderança em pesquisa para a gestão do solo para a melhoria da produção de alimentos no mundo tropical".

------------------------------------------------
Veja mais:

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118