Soja brasileira merece um prêmio por não usar uréia na produção

Publicado em 15/08/2018 14:51
Segundo Urquiaga - Fertilidade do Solo e Adubação - Embrapa Agrobiologia
Soja brasileira merece um prêmio por não usar uréia na produção

Podcast

Uma economia de U$13 bi/ano

Download
 

LOGO nalogo

O Dr. Segundo Urquiaga, da Embrapa Agrobiologia, conversou com o Notícias Agrícolas a respeito das pesquisas para fixar o nitrogênio de forma biológica no solo brasileiro por meio de rizóbios, o que gera a chamada inoculação.

A pesquisa foi iniciada pela Dra. Johanna Döbereiner, que trabalhou na Embrapa Agrobiologia de Seropédica e continuada por Urquiaga, que visou levar as ideias desenvolvidas para os produtores Brasil afora.

Ele lembra que a soja é uma cultura "exótica" e, originalmente, de clima temperado. Contudo, Döbereiner observou que seria possível produzir a oleaginosa em outras áreas do país, como ocorre hoje. Todo o nitrogênio que a planta precisa vem do ar.

Passados 50 anos dos esforços de Döbereiner, Urquiaga avalia que o Brasil economiza mais de R$13 bilhões por ano ao não utilizar fertilizantes em excesso como a ureia em sua produção. Além disso, essa não-utilização reflete positivamente no meio ambiente.

Ele também destaca que, se não fossem essas pesquisas, o Brasil estaria comendo uma proteína animal muito cara.

Para o pesquisador, o caminho para o futuro é aumentar o uso dos inoculantes em outras culturas, bem como duplicar a produção de soja atual com a mesma quantidade.

------------------------------------------------
Veja mais:
john-landerspedro-sanchez

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    João Batista...que papagaiada...a embrapa nem existia e a inoculação de semente era feita..não se uSA nitrogênio desde a época do ari pistola...somente uma pequena quantidade no plantio para dar o start...

    1
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Santo de casa não faz milagre.

      0
    • Jose Luiz Bedani Naviraí - MS

      Dra. Johanna Döbereiner deveria ser homenageada pelos resultados econômicos, sociais e ambientais da sua pesquisa. Pouquíssimas pessoas conhecem seu trabalho sobre a descoberta e uso dos rizóbios na cultura do soja (conhecidos como inoculantes).

      Descaso absoluto por parte do Estado, incluídos : ministério da Agricultura, universidades, principalmente de Agronomia, cooperativas de produtores, CREA e sobretudo por ambientalistas. Onde estão voçês? etc.

      Yohanna deveria fazer parte da propaganda do Agro veiculada pela TV.

      Esse desconhecimento do seu nome apenas mostra o descaso com a pesquisa.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Johanna Dobereiner nasceu na Tchecoslovaquia e se naturalizou brasileira... E' a nossa cientista feminina mais mencionada no mundo...Convidada varias vezes para morar fora do Brasil, sempre recusou... Os beneficios que ela proporcionou ao Brasil sao imensos... Seus estudos de simbiose de bacterias para fixar nitrogenio começaram na decada de 1960 com a soja perene, depois soja, depois capins e milho e por fim cana de açucar... Proporcionou bilhoes de economia na importaçao de adubos nitrogenados... Deveria ter monumentos e escolas com seu nome em reconhecimento... Se compararmos ela com Oswaldo Cruz percebemos que foi completamente esquecida .... TRISTE INGRATIDAO...

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Dra Johanna sr Alzir ,pesquisou antes de ingressar na Embrapa ,foi o reconhecimento de seu trabalho que a conduziu à Embrapa.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Alguem ficou bravo comigo por ter dito que temos muitos analfabetos na agricultura---Isto e' fato----Entretanto constata-se que em muitas familias de agricultores temos HOJE pelo menos um engenheiro agronomo----NAO SE TIRA AS PESSOAS DA MISERIA COM O BOLSA FAMILIA , SE TIRA PESSOAS DA MISERIA COM EDUCAÇAO-----Esse deve ser o esforço dos pequenos e medios agricultores para ficarem grandes-

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Obrigado Wilson...desculpa não sabia deste detalhe.

      0