Há dois anos Plano ABC superou a meta estabelecida para 2020 e maior parte foi com recursos dos próprios produtores

Publicado em 03/09/2018 11:54
Em 2016, IBGE mostrou 13,9 mi/ha somte em Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. Com Plataforma ABC, coordenada pela Embrapa Meio Ambiente e com apoio de comitê gestor de vários ministérios, ONGs e setor privado, o programa de seqüestro de carbono vai avançar mostrando a sustentabilidade da produção nacional e atendendo um apelo mercadalógico cada vez mais forte.
Celso Vainer Manzatto - Coordenador técnico da Plataforma ABC

Podcast

Entrevista com Celso Vainer Manzatto - Coordenador técnico da Plataforma ABC sobre o Plano ABC

 

Download
 

O plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que foi lançado em 2017, já superou a meta estabelecida para o ano de 2020 com os recursos próprios dos produtores rurais.

De acordo com o Coordenador Técnico da plataforma ABC, Celso Vainer Manzotto, cerca de R$ 15,5 bilhões já foram aplicados na adoção ou em apoio aos agricultores que adotam as tecnologias previstas no plano. “Com auxilio do programa, 10 milhões de hectares foram implementadas com essas tecnologias que envolvem a recuperação de pastagens, integração da lavoura e pecuária, plantio direto, fixação biológica de nitrogênio e tratamento dos dejetos de animais”, explica.

Em 2016, foi realizado um estudo que estimativa que teríamos atualmente 11,4 milhões por hectares com o sistema integração lavoura, pecuária e floresta. No último boletim o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que teríamos 13,9 milhões por hectares com o sistema.

Em relação ao mercado interno, o coordenador ressalta que o programa é encarado com diversas vertentes. “A primeira são as legislações que te impõe a ter uma produção cada vez mais sustentável que faça um manejo adequado para a conservação do solo”, diz.

Por: Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha quase estável após semana agitada; Petrobras cai
Aprosoja-GO, Faeg e deputada federal Marussa Boldrin pedem melhorias nas fiscalizações do Crea-GO
Aprosoja-MT envia representantes ao Rio Grande do Sul para prestar solidariedade
CNA participa de lançamento da Comissão Estadual das Mulheres do Agro de Tocantins
Agro e Prosa Episódio 744 - Apagão de mão de obra ameaça crescimento da IATF no Brasil