Estudo da Anvisa sobre resíduos de agrotóxicos comprova o que o setor produtivo já sabia, alimentos são seguros para o consumo

Publicado em 11/12/2019 13:52
Ajustes precisam ser feitos, principalmente em tecnologia de aplicação e fiscalização para evitar uso de produtos não autorizados no Brasil
Nicholas Vital - Diretor de Comunicação Croplife Brasil

Podcast

Alimentos vegetais são seguros - Entrevista com Nicholas Vital - Diretor de Comunicação Croplife Brasil

 

Download

Divulgado na terça-feira (10) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um estudo mostrou que os alimentos de origem vegetal produzidos no Brasil são seguros para o consumo pela população. 
 
A pesquisa faz parte do trabalho do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), e apontou que  77% das amostras de alimentos foram consideradas satisfatórias, sendo que desta quantia, 49% não apresentaram resíduos e outros 28% ficaram dentro de parâmetros estabelecidos.
 
De acordo com Nicholas Vital, diretor de comunicação da Croplife, grupo que integra empresas e associações ligadas às áreas de sementes, biotecnologia e produtos fitossanitários, os resultados obtidos com as análises comprovam que os produtos brasileiros são seguros, e que a população pode ficar tranquila e continuar consumindo os vegetais. 
 
-- "Isso mostra que o produtor rural, em sua maioria, adota as boas práticas e utiliza os insumos de forma correta. Claro qeu existem as exceções, mas são poucos", diz ele, apontando para o dado de que 0,89% das amostras apontaram para risco potencial agudo. Para ele, estes casos devem ser tratados com educação e treinamento do produtor para aplicar o produto da forma correta.
 
Outra inconformidade encontrada em 0,5% das amostras apontava para uso de produtos proibidos, que possivelmente entram no país de forma ilegal. Alguns casos de inconformidade, cerca de 23% esbarram, em sua maioria, em questões burocráticas e não sanitárias, como produtos que são aprovados para uso em determinada cultura, mas estão sendo usados na produção de outro alimento.
 
Ao todo, foram analisadas 4600 amostras coletadas nas redes varejistas entre agosto de 2017 e junho de 2018. Foram coletados alimentos que representam mais de 30% do que é consumido pela população, como abacaxi, alface, arroz, alho, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate e uva. 
 
-- "As pessoas temem muito os agroquímicos, os resúduos, mas o problema não está no produto, e sim no uso incorreto. Quando usados corretamente, o próprio quadro da Anvisa mostra que não tem resíduo, então dá pra fazer um uso correto e seguro", explica. 

 

Por: Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frigoríficos do Sul se unem para contornar caos de enchentes; alguns começam retomada
Dreyfus projeta excedente global de açúcar menor em 2024/25
Agro SP Solidário: Agronegócio paulista promove campanha emergencial para o Rio Grande do Sul
ABBINS aguarda reunião conjunta do Congresso Nacional para votação de vetos que trata sobre o registro de insumos agropecuários
Argentina coloca em circulação nova nota de 10 mil pesos em meio a inflação galopante