ABBINS aguarda reunião conjunta do Congresso Nacional para votação de vetos que trata sobre o registro de insumos agropecuários

Publicado em 07/05/2024 11:46

Está agendada para o dia 09/05/2024, 10h00, uma reunião conjunta do Congresso Nacional para votação de vetos. Na pauta o Veto Parcial nº 65, de 2022, aposto ao Projeto de Lei nº 1.293, de 2021, que deu origem à Lei nº 14.515, de 29 de dezembro de 2022, conhecida como Lei do Autocontrole.

O veto ao artigo 24 e seu parágrafo único foi um equívoco, pois o Brasil já convive com a produção de bioinsumos para uso próprio, sem a necessidade de registro, desde 2009. 15 anos, portanto, de produção segura e eficiente que permitiu um salto na adoção do uso de bioinsumos na agricultura, e representa o maior programa de redução de uso de agrotóxicos já realizado no Brasil.

O artigo 24 estabelece a isenção de registro de insumos agropecuários produzidos pelo produtor rural para uso próprio e veda a comercialização dos referidos insumos. Já o parágrafo único do artigo 24 ressalva os casos de produtos químicos classificados como agrotóxicos e produto de uso veterinário, para os quais o Ministério da Agricultura e Pecuária estabelecerá, em ato próprio, aqueles insumos para os quais a isenção de registro não se aplicará.

Esse artigo 24 garante ao Ministério da Agricultura o controle do insumo agropecuário que poderá ou não ser produzido pelo agricultor para uso próprio, bem como assegura ao agricultor o direito de continuar produzindo bioinsumos para uso próprio. Trata-se, portanto, de um Veto que precisa ser derrubado.

A agricultura brasileira e as indústrias modernas e emergentes estão trabalhando para isso, dialogando com os parlamentares e explicando a relevância da derrubada do Veto n° 65. A consolidação na Lei do Autocontrole do direito de o agricultor produzir bioinsumo para uso próprio é fundamental para levar adiante o programa de redução de uso de agrotóxicos na agricultura, garantir a manutenção de uma excelente ferramenta de controle de custo da produção e assegurar um mecanismo importante de regulação de preço dos insumos biológicos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABBINS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário