Sequenciamento genético do Metarhizium riley vai estimular estudos para elevar eficiência do fungo no controle de lagartas

Publicado em 13/04/2020 15:37 e atualizado em 13/04/2020 16:57
Problemas no processo de multiplicação em escala comercial e sensibilidade aos fungicidas usados no controle da ferrugem asiática aceleraram desuso do fungo no controle das lagartas
Daniel Sosa Gomez - Pesquisador da Embrapa Soja

Podcast

Sequenciado Genoma de Fungo na lagarta da Soja - Entrevista com Daniel Sosa Gomez - Pesquisador da Embrapa Soja

 

Download

 

O sequenciamento genético do fungo Metarhizium rileyi, que infecta e mata lagartas que atacam a soja, milho e algodão, foi concluído pela Embrapa Soja e agora permite a abertura de um leque para novos estudos que potencializem o uso detse inimigo natural destes insetos. 

De acordo com o pesquisador Daniel Sosa, que comandou o estudo, esse fungo começou a ser utilizado comercialmente nos Estados Unidos há cerca de 25, 30 anos, mas caiu em desuso devido a dificuldades na produção em larga escala e, mais recentemente, pela ampla utilização de fungicidas nas lavouras.

"Esse fungo, assim como a ferrugem asiática, tem uma sensibilidade a fungicidas, e quando você aplica o fungicida,também suprime a ação desse fungo e favorece a ação das lagartas".  

Segundo Sosa, este fungo age principalmente na lagarta-da-soja, a falsa-medideira, o cartulho-do-milho e o curuquerê do algodoeiro, atuando em todos os estágios do inseto.

O esporo do fungo penetra pelo tegumento da lagarta, em um processo no qual a infecção já ocorre nas primeiras 24h de contato, e começa a matar os insetos entre 7 a 9 dias após a contaminação.

Com o sequenciamento, além de poder identificar cepas diferentes do fungo que ocorre em várias regiões, Sosa explica que é um estudo de base para que se entenda todos os processos, desde a esporulação, desenvolvimento e resistência a fungicidas, podendo aprimorar o fungo.

Por: Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inadimplência no agro: Qual a solução?
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP
Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)