Produtividade da soja aumenta muito quando se trabalha com a natureza, diz o prof. Ricardo Raslich

Publicado em 11/02/2021 15:24 e atualizado em 12/02/2021 10:50
por Frederico Olivi
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

O quadro "Agricultura Sustentável" do Programa Tempo e Dinheiro trouxe outra recomendação do professor Ricardo Ralisch, especialista em mecanização agrícola e física de solo da Universidade Estadual de Londrina PR. Desta vez o professor destaca a importância de o agricultor estar atento as beneficios do perfil do solo e suas estruturas nas áreas de produção agrícola, principalmente para evitar a compactação. 

-- "Estudo perfil de solos e sua estrutura há muitos anos e hoje fica claro pra mim que um solo com uma boa estrutura traz como principal componente a melhor fertilidade desse solo...  é onde tudo acontece: a penetração de raizes, a valorização da micro biologia, da macro fauna, da macro flora, as movimentações de água e gases - o oxigênio e gás carbono das raizes - Tudo isso acontecendo numa camada pouco espessa do solo, “na pele do planeta”, destaca Ricardo Ralisch.

Por isso, segundo Ricardo Ralisch, “é fundamental o agricultor cuidar melhor do solo, evitando sua compactação e consequentemente a perda de produtividade. É preciso adotar a prática de fazer a rotação de culturas com plantas vivas, deixando essa camada de massa verde e suas raizes atuarem na descompactação natural do solo".

E acrescenta: 

-- "Como um dos pilares do SPD, o Sistema não admite revolvimento do solo. O que se admite é uma mínima mobilização do solo. A diferença é que, ao mobilizar, permite-se abrir sulcos ou covas;  já revolver significa movimentar o solo, inverter camadas... parece um detalhe técnico, mas é importante", completa.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COFCO International ultrapassa US$ 1 bilhão em financiamento alinhado ao SBTi com US$ 600 milhões em novas linhas de crédito
Brasil x Japão põe soja de MT em campo e mira futuro da carne bovina
Chico Bento se torna embaixador da conscientização sobre o agro em Mato Grosso
Wall Street abre em baixa com perdas em ações de chips
Potencial produtivo do inverno do "Brasil tropical" reflete inovação, pesquisa e coragem do produtor brasileiro
SLC Agrícola exerce preferência para aquisição de terras do Grupo Radar no Mato Grosso