Rotação de culturas e coberturas como a crotalária podem reduzir em 90% infestação de nematoides

Publicado em 25/06/2021 10:48
Infestações podem resultar em perdas entre 50 e 80% no potencial produtivo e podem ser o motivo oculto da falta de desempenho de muitos talhões
Eros Francisco - Engenheiro agrônomo e doutor em Solos e Nutrição de Plantas

Podcast

Rotação de culturas e coberturas como a crotalária podem reduzir em 90% infestação de nematoides

 

Download

Lavouras infestadas com nematoides podem ter seu potencial produtivo reduzido entre 50 e 80% e trazer grandes prejuízos aos produtores, que muitas vezes tem dificuldades até mesmo de identificar a presença deles no solo.

Segundo o engenheiro agrônomo e doutor em solos e nutrição de plantas, Eros Francisco, talhões que apresentam queda de produtividade ano após ano e não respondem a mudanças de manejo de aplicações de fertilizantes, adubos e defensivos, podem estar com nematoides e merecem atenção especial.

Entre as armas dos produtores contra essa situação estão o uso de cultivares mais resistentes, controle químico e biológico, rotação de culturas e uso de plantas de cobertura. A utilização de crotalária, por exemplo, pode reduzir em até 90% a população de nematoides do solo em apenas uma safra.

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo e doutor em solos e nutrição de plantas no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti Borges
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja vão concluindo semana com ganhos de até R$ 2/sc no mercado brasileiro e negócios mais ativos
A nova lei reduz incentivos fiscais e gera aumento real de carga no agronegócio a partir de 01 de abril de 2026.
Óleos essenciais apresentam ação inseticida contra a mosca-branca
Norte do Pará já colhe 80 sacas por hectare de soja e se prepara para fazer a safrinha
Trump diz que anunciará na sexta-feira ações para ajudar agricultores dos EUA
Mapa publica preços mínimos para café, laranja, sisal, trigo em grãos e semente de trigo da safra 2026/2027