Fiagro Reorg traz alternativas para resolução do endividamento rural, sem os riscos e a burocracia de uma recuperação judicial

Publicado em 07/03/2024 12:09 e atualizado em 07/03/2024 15:04
Professor do IBDA detalha funcionamento do Fiagro Reorg e diz que ferramenta já está pronta para ser usada
José Alves - Professor do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA)
Podcast

Fiagro Reorg traz alternativas para resolução do endividamento rural, sem os riscos e a burocracia de uma recuperação judicial

Integrantes da Câmara de Modernização de Crédito do Ministério da Agricultura (MAPA) trabalham há dois anos em uma solução, utilizando o Fiagro, para reestruturar empreendimentos rurais altamente alavancados, conferindo longevidade ao produtor na atividade e governança aos negócios agropecuários.

O resultado desse trabalho foi apresentado em reunião extraordinária e aberta da Câmara e Workshop de Inovações Financeiras, organizado pelo MAPA. O evento, realizado no auditório da FIESP pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), teve a participação do Secretário de Política Agrícola, Neri Geller, e contou com o lançamento da nova cartilha do IBDA ”Fiagro Reorg”, sobre Fiagro com foco em reorganização do crédito, pelo presidente da instituição, Renato Buranello.

O workshop incluiu os temas “Fiagro Reorganização do crédito: uma opção às Recuperações Judiciais do produtor rural”, “Crowdfunding de CPR: o produtor e o mercado de capitais” e “Rastreabilidade fiscal das exportações: certificação de origem dos nossos produtos”. 

A cartilha Fiagro Reorg, elaborada pelo IBDA, tem como propósito oferecer uma alternativa viável às Recuperações Judiciais, uma solução que possa auxiliar empreendimentos afetados por crises climáticas e mercadológicas severas, utilizando uma abordagem mais prática.“Acreditamos que esta aplicação prática do fundo representará um marco para o agronegócio brasileiro. Não tenho dúvidas que isso irá potencializar os resultados deste versátil e inovador instrumento criado a partir do processo legislativo”, afirma Bárbara Breda, diretora executiva do IBDA e umas das autoras da cartilha, junto com o advogado José Alves Ribeiro Junior.

Disponível para download na versão digital – IBDA - Cursos de especialização em direito do agronegócio - IBDA (direitoagro.com) – a cartilha apresenta o que são fundos de investimento, conceitos e normas vinculadas ao FIAGRO e às suas modalidades específicas, apontando as características principais, seu regime tributário e as normas subsidiárias aplicáveis. 

Para saber mais detalhes, clique AQUI
 

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides
Inadimplência no agro: Qual a solução?