Indústria tem melhor margem do ano com elevação da carne. Em setembro, a alta supera 12% enquanto o preço da arroba cai 1%

Publicado em 23/09/2016 12:44
Tendência é de recuperação de preços para a arroba, mas frigoríficos ainda precisam confirmar se alta da carne será absorvida por consumidor final

Com a alta no atacado, os frigoríficos atingiram em setembro o melhor nível de margem do ano. Somente neste mês, a carne valorizou cerca de 12%, ao passo que a arroba recuou 1% no período.

Ainda assim, com a demanda interna andando a passos lentos as "indústrias estão aproveitando esse momento para fazer um gordura, pois a tendência é que o mercado fique mais apertado no final do ano", explica o analista da MB Agro, César de Castro Alves.

Realizando compras de acordo com o ritmo das vendas de carne, os frigoríficos conseguem manter a pressão sobre os preços da arroba, mas que já começam a exibir reação em algumas praças de comercialização.

De acordo com Castro, a restrição da oferta [que deve ocorrer especialmente entre e outubro e novembro] em função da queda no volume de confinamento no segundo giro; e a aproximação com o final do ano - onde as vendas no varejo são melhores -, poderão impulsionar os preços da arroba.

Outro fator positivo é a relação de preço com as demais proteínas. No caso do frango, por exemplo, a carne subiu 6% desenhando uma margem melhor de elevação para carne bovina.

Entretanto, "a dúvida neste momento é se o consumidor vai conseguir absorver a correção nos preços da carne", alerta Castro. Para ele, é preciso ter cautela sobre as perspectivas de recuperação no consumo interno, já que a população anda sofre as consequências dos problemas econômicos enfrentados pelo país.

Em termos de oferta, o analista afirma que embora as perspectivas sejam de restrição na disponibilidade de animais nos próximos meses é importante considerar que "as chuvas já começaram a chegar a regiões produtores, sendo possível que os animais de pasto já comecem a aparecer nas escalas em dezembro."

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária exportada de carne bovina cresce 48,9% até a segunda semana de dezembro/25
Scot Consultoria: A semana começa sem alterações nos preços em São Paulo
Época das águas impulsiona a recria do gado, mas exige atenção redobrada ao manejo
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado