Frigoríficos na região de Presidente Prudente-SP já sinalizam possibilidade de pagamento à prazo pela @, com aumento da oferta

Publicado em 06/06/2017 11:55
Apesar da região não contar com abates de plantas da JBS, somente o fato dos frigoríficos do grupo não conseguirem avançar com as escalas em estados vizinhos, já é suficiente para pressionar as cotações
Carlos Roberto Biancardi - Presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudentes/SP

A atividade pecuária vivencia um momento de incertezas. O envolvimento da principal empresa do ramo em escândalos de corrupção alterou o mecanismo do mercado.

Na região de Presidente Prudente (SP), os frigoríficos aproveitaram a resistência dos produtores em entregar negociar com a JBS, para pressionar o mercado.

"O problemas da JBS possibilitou aos outros frigoríficos forçarem a baixa, e em alguns casos, o pagamento a prazo", diz o presidente do Sindicato Rural do município (SP), Carlos Roberto Biancardi.

Mas, não são só as consequências da crise da JBS que preocupam. Outros fatores como o desconto do Funrural (Fundo de Assistência ao Produtor Rural), reduziram significativamente a receita dos pecuaristas nos últimos três meses.

"Enquanto isso, os custos para produzir o gado continuaram altos", lembra Biancardi.

Diante de toda essa conjuntura, os frigoríficos estão com facilidade de compor as escalas de abate, "porque o pecuarista se vê na necessidade de fazer dinheiro, vendendo o que tem pronto para não ter mais prejuízo com perda de peso e pastagens", acrescenta o presidente.

Segundo ele, os produtores da região "não vislumbram em curto prazo uma mudança desse cenário".

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa
Scot Consultoria: Sexta-feira com preços estáveis da arroba em São Paulo
Mercado do boi caminha para iniciar o mês de maio com a mesma cotação da arroba que começou abril
Pastagens reduzindo sua qualidade? A suplementação pode salvar sua produtividade
Radar Investimentos: A cotação da arroba do boi gordo se manteve firme nesta quinta-feira