Dilema: defender as reformas de Bolsonaro ou lutar contra os cortes no agro?

Publicado em 21/02/2019 09:59
O Presidente da Assul, Arnaldo Botrel, conclui que o Brasil está acima de tudo, mas a agricultura tem de ser preservada
Arnaldo Bottrel - Presidente da Assul

Podcast

Dilema: defender as reformas de Bolsonaro ou lutar contra os cortes no agro?

 

Download

 

O presidente da Assul, Arnaldo Bottrel, conversou com o Notícias Agrícolas a respeito da sustentabilidade do negócio da cafeicultura no Brasil, que, segundo ele, vive uma situação bastante difícil há três anos.

Para Bottrel, é preciso analisar a questão de preços porque existe uma parte da cadeia que é fundamental: o produtor não tem condição de trabalhar com o mercado abaixo do custo de produção.

Ele ressalta que os produtores já fazem o dever de casa bem e que existe um fundo que a produção construiu, que é o Funcafé. Para ele, esse dinheiro tem que ser utilizado para fazer políticas e arrumar a situação atual sem prejudicar nenhum setor da economia.

Bottrel também aposta na remodelação deste fundo e que o governo participe ativamente. Ele foi um dos defensores da candidatura de Jair Bolsonaro e acredita que a agricultura pode ajudar a esclarecer o governo em algumaas questões.

O presidente toma como exemplo a questão do subsídio, que tem que ser analisada com cautela, necessitando de uma fase de transição. Para ele, os membros do Governo são parceiros do agronegócio e não devem aceitar o prejuízo.

Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo