Café: Volatilidade deve continuar na próxima semana e Rabobank não descarta novas altas no curto prazo

Publicado em 11/09/2020 15:17 e atualizado em 11/09/2020 16:38
Principais fatores para a formação de preços nos últimos dias foram: entrada mais efetiva de fundos não comerciais na Bolsa, estoques globais mais baixos na ICE, demanda mais aquecida e condições do clima na maior região produtora do Brasil
Guilherme Morya - Analista da Rabobank

Podcast

Entrevista com Guilherme Morya - Analista da Rabobank sobre o Mercado do Café

 

Download

A semana foi marcada por uma grande volatilidade no mercado futuro do café arábica e os preços finalizaram as cotações desta sexta-feira (11) acima dos 130 centavos por libra-peso na Bolsa de Nova York (ICE Future US). De acordo com o analista de mercado Guilherme Morya, do Rabobank, vários fatores contribuíram para as altas nos preços e também para a volatilidade apresentada nos últimos dias. 

De acordo com as análises do Rabobank, os principais fatores para a formação de preços nos últimos dias foram: uma entrada mais efetiva de fundos não comerciais na Bolsa, estoques globais mais baixos na ICE, demanda mais aquecida e também as condições do clima e falta de chuvas na maior região produtora do Brasil. 

>>> Falta de chuva e calor excessivo no café: Pelo menos 50% das floradas que já abriram não devem vingar, diz pesquisador da UFL

Nesta sexta-feira (11) as cotações finalizaram com poucas variações em Nova York. Dezembro/20 teve alta de 75 pontos, valendo 132,45 cents/lbp, março/21 registrou alta de 80 pontos, negociado por 133,40 cents/lbp, maio/21 registrou alta de 90 pontos, valendo 134,35 cents/lbp e julho/21 registrou valorização de 100 pontos, negociado por 135,35 cents/lbp.

Para os próximos dias, Guilherme destaca que o mercado deve continuar apresentando volatilidade, principalmente por se tratar de um momento em que o mercado acompanha de perto as condições do clima no Brasil. "Não me espantaria o mercado subir um pouco mais dado a participação dos fundos comerciais e também esses fundamentos do clima no Brasil. A gente vai perceber que um eventual prolongamento da ausência de chuvas pode gerar um pouco mais de volatilidade no mercado", complementa. 

Veja a análise completa no vídeo acima 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025