Procafé: Veranico em janeiro danificou ainda mais a planta, podendo gerar mais impacto na safra de 2022

Publicado em 24/03/2021 16:07 e atualizado em 25/03/2021 08:30
Entrevista com Rodrigo Naves Paiva - Eng. Agr. MSc. Fund. PROCAFÉ sobre a Semana da Água
Rodrigo Naves Paiva - Eng. Agr. MSc. Fund. PROCAFÉ

Podcast

Entrevista com Rodrigo Naves Paiva - Eng. Agr. MSc. Fund. PROCAFÉ sobre a Semana da Água

 

Download

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Rodrigo Naves Paiva, engenheiro da Fundação Procafé atualizou as condições dos cafezais brasileiros. Segundo o especialista, o produtor enfrentrou um novo veranico em janeiro, de pelo menos 15 dias, que danificou ainda mais o desenvolvimento da planta para 2022.

Relembrou que no período entre março e novembro, os volumes de chuvas ficaram bem abaixo da média necessária para o desenvolvimento da safra 21. Em dezembro, as chuvas retornaram com mais frequência, fazendo a reposição hídrica do solo. 

Em janeiro, choveu o esperado para o mês nos primeiros 15 dias, mas na segunda quinzena foi observado um novo corte nas precipitações. Em fevereiro, as chuvas ficaram dentro da média esperada, ajudando a planta na fase de granação dos frutos. 

"Houve esse veranico que acabou estressando essa planta, em fevereiro houve essa retomada e agora em março, um veranico em torno de 10 dias com temperaturas mais elevadas. Isso acaba dificuldade a planta a crescer e vegetar devido esse estresse", afirma. 

Destacou também que a Fundação tem focado na tecnologia de irrigação no café, observando bons resultados. "Nos últimos 15 anos que a gente tem trabalho, a gente tem conseguido aqui em torno de 30% a 40% a mais de produção, o que corresponde em termo de produtividade em entre 10 e 15 sacas a mais no ano", comenta. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café seguem oscilando e caminhavam em lados opostos na manhã desta 4ª feira (11)
Café/Cepea: Desvalorização dos grãos é intensificada com estimativa de safra recorde
Brasil rumo ao recorde: Safra de café 2026 caminha para superar os 70 milhões de sacas e redesenhar o mercado global
Preço do café se consolida novamente em baixa nesta 3ª feira (10) diante melhor oferta brasileira
Brasil exporta 2,8 mi de sacas de café em janeiro, queda de 31% ante jan/25
Exportações globais de café verde aumentaram 9,2% em dezembro, afirma OIC