Bloqueio atmosférico deve impedir avanço de frente fria para regiões do Centro-Sul do país e acentuar veranico em alguns estados

Publicado em 28/01/2019 13:20
Enfraquecimento do bloqueio atmosférico deve se dar neste próximo final de semana, mas atuação de um vórtice ciclônico mantém condição mais seca
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

 

Download

 

Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, destacou nesta segunda-feira (28) ao Notícias Agrícolas que um bloqueio atmosférico deve impedir o avanço das frentes frias para o Centro-Sul do Brasil, bem como acentuar o veranico em alguns estados.

Nos últimos dias, as chuvas trouxeram algum alívio para o sudoeste da Bahia, noroeste de Minas Gerais e na região Central. Entretanto, a interrupção deve ocorrer e a situação só deve melhorar depois do dia 6 de fevereiro.

Entretanto, algumas áreas que estavam com déficit hídrico receberam novos volumes. Houve uma concentração sobre parte de Goiás, parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Agora, as chuvas que devem ocorrer na região Central devem ser apenas pontuais. Posteriormente, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, vindo da Bahia, deve influenciar novamente a região Central. O "miolo" desse Vórtice é, normalmente, sem chuvas.

Estas são previsões sujeitas à alteração, de forma que é importante que cada produtor fique atento às condições particulares de sua região.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Temperaturas mais altas e chuvas irregulares vão marcar o verão, segundo a Climatempo
Apesar de chuvas espalhadas pelo país, áreas do Nordeste têm alerta para baixa umidade
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país
Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) para todo o Brasil
Áreas das regiões Centro-Oeste e Norte seguem com alerta de perigo para chuvas intensas