Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a partir de 20 de setembro

Publicado em 13/09/2019 14:38
Bloqueio atmosférico deve persistir por mais uma semana e na sequência, PR, MS, SP e Sul de Minas receberão boas chuvas
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

 

Download

As previsões metereológicas do Inmet trazem boas notícias para o produtor do Paraná. Os dados do Inmet indicam uma mudança nos volumes de chuvas para acontecer na região Sul, principalmente no Paraná e também na região Central do país. Produtores da região aguardam as chuvas para iniciar o plantio da soja. 

Apesar da boa notícias, os produtores ainda enfrentarão mais uma semana de tempo seco em todo o país, inclusive no Paraná. "Agora já apresenta na atmosfera uma melhor condição de chuva pro Paraná e chuvas significativas, devendo ocorrer já no final na outra semana", explica Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet. 

A próxima semana será novamente marcada por estiagem, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Ele explica ainda que os produtores enfrentarão mais esse período de seca, devido um bloqueio na atmosfera que não deixa a frente fria avançar na região. Nos próximas dias podem ocorrer pequenas chuvas no litoral de São Paulo, podendo ocasionar quedas nas temperaturas. 

As previsões dos próximos dias para o Paraná, indicam chuvas previstas de 40 a 60 milímetros na parte Norte, podendo chegar a 100 milímetros na região Sul. A previsão indica cinco dias de chuvas para o estado. Como as temperaturas estão elevadas, as chuvas previstas vêm sempre associadas com pancadas de chuvas e trovoadas.Ele ressaltou ainda que apesar dos números previstos para o Paraná serem significativos, ainda não representam o início oficial das chuvas. 

Com cidades há quatro meses sem chuva, a região do café, em Minas Gerais, também voltar a ter chuvas a partir do próximo dia 23. Os cafeicutores aguardam as condições climáticas para que o início da florada aconteça e poder avaliar qual o tamanho da carga de produção. "Vai ter boas chuvas e deve dar pelo menos quatro dias de chuvas. Vai ter chuvas na faixa de 50, 70 a 100 milímetros", explica. 

Últimos dias

Nos últimos dias não foram registradas chuvas significativas em grande parte do país. Segundo o Inmet, as regiões Sul e Sudeste do Rio Grande do Sul teve as chuvas mais significativas, entre 80 a 100 milímetros. O Leste da Bahia, assim como alguns pontos de Sergipe e Alagoas registraram chuvas de 40 a 60 milímetros. 

Veja o comparativo de três modelos para os próximos dias:


ARC Mercosul - AgResource

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuva acima de 100 milímetros atinge o norte do Rio Grande do Sul
Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos
Alagamentos e chuvas impactam o transporte de cargas no Rio Grande do Sul
Emater/RS-Ascar: Enfrentando desafios climáticos com resiliência e planejamento estratégico
Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã