Temperaturas recuam até 12 graus no Sul do país e parte do Sudeste a partir de quarta (08); risco de geada só nas serras do Sul

Publicado em 06/04/2020 12:21 e atualizado em 06/04/2020 14:34
Chuvas devem se intensificar em boa parte do Matopiba a partir da próxima sexta-feira (10)
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre com Tempo

 

Download

A formação de uma nova frente fria entre a Argentina e o Uruguai, levará mais condições de chuvas para o sul do Brasil nas próximas 24 horas. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais uma vez o sistema passará de forma muito rápida pela região e além de possibilidade de volumes mais expressivos, também podem acontecer quedas expressivas nas temperaturas, com possibilidade de geadas para a região das serras no Rio Grande do Sul.

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, entre esta segunda e terça-feira (6) os três estados da região sul devem receber chuvas. Os modelos apontam ainda que no Rio Grande do Sul as chuvas mais expressivas devem ficar no oeste e norte do estado, com precipitação entre 20 e 40 milímetros. Já em Santa Catarina a chuva deve atingir todo o estado, com os mesmos volumes esperados. No Paraná são esperados os maiores acumulados para o sul do estado, com até 40 milímetros de precipitação.

A passagem da frente fria também será positiva para a formação de chuvas para o Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Nesta região as chuvas devem ser mais expressivas no sul do estado e os modelos apontam chuvas de até 40 milímetros. A previsão também indica chuvas para as demais regiões do estado, porém com volumes mais baixos. Na quarta-feira as condições de chuvas mais volumosas deve atingir também a região central do MS. 

Segundo Francisco de Assis Dinizi, meteorologista do Inmet, já na região do Matopiba as chuvas mais volumosas devem acontecer a partir da próxima sexta-feira (10). Há possibilidade de chuvas para essa região nos próximos dias, mas em volumes mais baixos quando comparadas com as chuvas de março. Ainda de acordo com o meteorologista chuvas mais expressivas podem acontecer de maneira pontuais devido ao forte calor e umidade relativa do ar. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


 

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)