Inmet alerta para continuidade das chuvas no PR nos próximos 15 dias; estiagem em MG e BA também se mantém

Publicado em 29/01/2021 12:54 e atualizado em 29/01/2021 15:24
Dois sistemas atuam juntos para concentrar as chuvas no Sul e dificultar a chegada das frentes frias para MG e BA
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo

 

Download

Há cerca de 15 dias um bloqueio atmosférico impede que as chuvas avancem em direção ao norte do país. O sistema, inclusive, faz com que as chuvas continuem concentradas na região Sul do país e o excesso de água já traz problemas para o produtor de soja no Paraná. 

Francisco de Assis Diniz - meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o bloqueio atmosférico pode levar mais de 15 dias. Além do bloqueio, a atuação de um vórtice ciclônico sobre Minas Gerais e Bahia, também impede a formação de chuvas nas demais áreas do país. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 10 dias: 


Fonte: Inmet 

 

Para os próximos dias, a região Sul do Brasil deve registrar os maiores acumulados, um sistema de baixa pressão atmosféria se desenvolve na Argentina e assim favorece a formação de nuvens carregadas em todo Sul do Brasil e também sobre o Mato Grosso do Sul. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê chuvas entre 20 e 30 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina e no Paraná, a tendência é de chuvas de até 40 mm. 

No Centro-Oeste, os maiores volumes continuam previstos para o centro-norte do Mato Grosso, com precipitação de até 20 mm. Há ainda a previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. Já em Goiás, o vórtice ciclônico segue em atuação e impede a formação de nuvens.

 

Previsão estendida para todo Brasil: 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta-feira (29), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém o retorno da umidade para Minas Gerais nos próximos dias, prevendo o fim do veranico na região. 

Assim como Inmet, o modelo americano também prevê muita chuva para a parte Sul do Brasil no período. A previsão estendida mostra acumulado entre 100 e 125 mm nos três estado da região nos próximos sete dias. 

Entre os dias 6 e 14 de fevereiro, o modelo indica um corte nas precipitações do centro-sul do Rio Grande do Sul, permanência da umidade em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 50 e 90 mm. 

Também neste período, o modelo GFS mostra o retorno de chuvas abrangentes em todo o Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba. De acordo com o modelo, as três regiões podem registrar acumulados entre 60 e 100 mm no período.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo desta sexta-feira (10) para todo o Brasil
La Niña tem 69% de chance de se desenvolver entre julho e setembro deste ano
Centro-Oeste, Sudeste e norte do Paraná têm alerta de calor até sábado (11)
Chuva não para no Rio Grande do Sul e Inmet prevê volume elevado no fim de semana
Syngenta e Atua Agro apoiam munícipios gaúchos por meio de doações voltadas às áreas afetadas pelas chuvas