Molion descarta La Niña Clássico, mas confirma resfriamento do Pacífico, e agora?

Publicado em 25/10/2021 16:09 e atualizado em 25/10/2021 18:48
A previsão por similaridade, adotada pelo climatologista, aponta para risco de veranico em janeiro e redução drástica das chuvas em março
Luiz Carlos Molion - Climatologista

Podcast

Entrevista com Luiz Carlos Molion - Climatologista sobre o La Niña

Na semana passada, a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) divulgou 87% de uma nova atuação do La Niña entre dezembro e fevereiro de 2022. Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Luiz Carlos Molion descartou a previsão de um La Niña com características clássicas, mas confirmou o resfriamento do Pacífico. + Em atualização divulgada nesta 5ª, NOAA confirma 87% de chance de La Niña entre dezembro e fevereiro

"Esse resfriamento que está aí não é um La Niña clássico. Teríamos que ter um sistema de alta pressão atmosférica ao longo da costa oeste da América do Sul e os ventos estarem mais fortes, porque aí vão tirar água da costa e jogar para o interior do Pacífico e por continuidade a água fria profunda aflora até a superfície fazendo com que as temperaturas próximo da costa fiquem mais frias que o normal. Nesse fenômeno que está ocorrendo agora nós não estamos vendo isso", explica. 

Molion destaca que é importante que o produtor esteja atento com as condições climáticas, sem contar com excesso de chuvas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, lembrando ainda que o Sul e Sudeste do Brasil são as áreas que mais vêm sofrendo com os impactos das condições climáticas dos últimos dez anos.

 

 

Molion explica ainda que as águas estão drias na região do Niño 3.4. "Mas não é um La Niña clássico. O que vai afetar a distribuição dechuvas no Brasil é a circulação global da atmosfera, particularmente as ondas de Rossby provocadas pela instabilidade do jato polar no inverno do Hemisfério Norte, e não a temperatura do Oceano Pacífico tropial", afirma. 

Até dezembro as previsões do climatologista indicam chuvas regulares nas regiões Norte e Nordeste, com possibilidade de redução entre 60mm e 100mm no acumulado do trimestre no leste do Pará e áreas do Tocantins. "Mas de maneira até excesso de chuvas nas regiões Sul e Sudeste, no Sudeste principalmente na região das serras de Minas Gerais, o que é ótimo porque vai contribuir bem para o encher os reservatórios", comenta. 

Segundo Molion, o cenário pode começar a ficar preocupante a partir do ano que vem, principalmente no mês de março - que tem a previsão redução nos volumes de chuva. Goiás, Tocantins, boa parte do sul do Pará e Maranhão, norte e noroeste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, oeste da Bahia e Minas Gerais podem ter uma redução entre 20% e 80% nos volumes de chuva. 

Confira a previsão completa no vídeo acima

 

Por: Notícias Agrícolas
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (29) para todo o Brasil
Chuvas continuam no Brasil Central e Inmet matém alerta amarelo para o Sudeste
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (28) para todo o Brasil
Abril: Com exceção do RS, Centro-Sul do Brasil terá chuvas dentro da normalidade, mas Centro-Oeste e Nordeste podem ter volumes abaixo da média
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (27) para todo o Brasil