Molion alerta para períodos de veranicos no primeiro trimestre de 2022, em especial nos meses de janeiro e março

Publicado em 21/12/2021 12:12 e atualizado em 27/12/2021 09:30
No entanto, produtor que conseguir reter a umidade no solo através de técnicas de captação de água pode ter melhores resultados
Luiz Carlos Molion

Podcast

Entrevista com Luiz Carlos Molion - Climatologista

O meteorologista Luiz Carlos Molion alerta que podem ocorrer veranicos durante o primeiro trimestre de 2022, em praticamente todo o Brasil. Por esse motivo, os produtores devem aproveitar os períodos chuvosos com técnicas de captação de água, fazendo com o que solo retenha a maior quantidade de umidade possível, para que assim a planta consiga suportar os períodos de estiagem.

Para a previsão estendida, Molion usa um modelo de comparação com anos similares, já que classifica os modelos meteorológicos habituais como imprecisos, pois a atmosfera terrestre é muito caótica. Assim, este último trimestre de 2021 tem como referência o último trimestre de 2006, e os três primeiros meses de 2022 são comparados com os três primeiros meses de 2007.

Nesse modelo, assim como em 2006, o ano de 2021 apresentou chuvas abaixo da média no Sul do Brasil e parte do Sudeste, enquanto que o Centro-oeste e a costa leste do país tiveram volumes maiores que a média histórica. Molion ressalta que agora em diante, nos próximos 10 a 15 anos, os veranicos serão mais comuns no território brasileiro durante o mês de dezembro.

Em relação ao primeiro trimestre de 2022, de janeiro a março, assim como ocorreu em 2007, Molion afirma que as chuvas estarão abaixo da média na costa leste do Sul e Sudeste e partes do Centro-oeste. Já no Rio Grande do Sul, Santa Catariana, sul do Centro-oeste e na costa leste do Nordeste, haverá bons volumes de chuva.

A maior preocupação em relação à seca, de acordo com o meteorologista, é na região do Matopiba, onde a redução de chuva pode chegar a até 50% a partir de janeiro. No restante do país, janeiro e fevereiro devem apresentar volumes razoáveis de chuva, porém em março, as reduções devem ser mais significativas.

“Março será um mês relativamente seco, algumas regiões podem sofrer reduções de 60% a 80% da média. Se a pessoa já tiver plantado [antes de março], isso pode ajudar na colheita, facilitando a entrada das máquinas, desde que tenha armazenado a água das chuvas que caírem em fevereiro”, afirmou Molion.

 

Por: Aleksander Horta e Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil