DA REDAÇÃO: Soja opera em alta com especulação sobre clima seco na América do Sul

Publicado em 13/12/2011 14:02 e atualizado em 13/12/2011 15:39
Grãos: mercados iniciam sessão diurna em alta nesta terça-feira em Chicago. Especulação sobre clima seco em regiões produtoras da safra 2011/12 na América do Sul dão suporte aos preços, mas financeiro ainda exerce pressão negativa aos mercados.
Com a possibilidade de quebra de safra das lavouras da Argentina, Paraguai e região Sul do Brasil, devido às condições climáticas que têm induzido falta de chuvas, as cotações da soja registraram alta nesta terça-feira, na Bolsa de Chicago.  

De acordo com Steve Cachia, analista da Cerealpar, tal elevação dos preços é fruto de especulação, já que os produtores ainda não sentem perdas na produção. Esse cenário contrasta com a pressão negativa do mercado financeiro mundial, que estaria “limitando uma tentativa de alta maior”, explica o analista.

Apesar dos fundamentos, o fator que continua sendo efetivamente relevante é a crise financeira global advinda dos países da Zona do Euro. Por conseqüência, na opinião do analista, o mercado não deve reagir tão cedo, pois “a situação econômica está longe de se resolver”, prevê. Somente quando começarem os sinais de melhora, os fundamentos e a demanda forte podem influenciar positivamente os preços da oleaginosa.

Por: Ana Paula Pereira e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado