DA REDAÇÃO: Novo marco regulatório do biodiesel pretende expandir mistura ao óleo mineral comercializado

Publicado em 14/12/2011 13:26 e atualizado em 14/12/2011 15:10
Biodiesel: criação de novo marco regulatório deve conter cronograma de ações e de prazos para a ampliação da mistura em diesel fóssil comercializado. Além de ganhos econômicos, medida pretende garantir segurança a toda cadeia.
A expansão da mistura do biodiesel ao óleo mineral comercializado nos postos de gasolina brasileiros faz parte das metas do novo marco regulatório do setor que foi entregue à Casa Civil pela Frente Parlamentar em Defesa do Biodiesel. A nova lei deve ficar pronta no início do ano de 2012 para a aprovação no Congresso.

Segundo o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel - PNPB, todo o diesel mineral comercializado no país tem 5% de adição de Biodiesel. A regulação existente pretendia atingir tal meta até 2013, mas, já foi alcançada em 2010, o que abriu a necessidade de um novo regramento que dê segurança à cadeia produtiva..

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), a maior adição do produto vem sendo pedida pelos produtores como forma de expandir investimentos. "O uso do biodiesel traz ganhos em várias áreas... agrega valor na produção da  matéria- prima, gera empregos na indústria", completa.

Além da maior lucratividade, o objetivo do regulamento também é garantir maior segurança ao produtor, usinas, revendedores de combustíveis, distribuidores, fabricantes de veículos e aos demais envolvidos no setor.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado