DA REDAÇÃO: Estiagem nas principais áreas cultivadas com milho no RS já soma perdas irreversíveis de 25%

Publicado em 22/12/2011 14:16 e atualizado em 22/12/2011 16:00
Safra 2011/12: estiagem nas áreas do norte, noroeste e parte do planalto do RS de milho já soma perdas irreversíveis de 25% no total da produção. Em mais um ano, produtores irão amargar o prejuízo financeiro. Para a soja, chuvas são esperadas ainda para este final de semana.
A estiagem traz prejuízos severos para as lavouras de milho do Rio Grande do Sul. Até o momento já há uma quebra de 25% da estimativa de produção do Estado, percentual equivalente a mais de 1 milhão de toneladas. A situação deve se agravar se não houver incidência de chuvas nos próximos dias.

A região norte, noroeste e parte do Planalto do Estado, áreas com mais da metade de todo o milho cultivado no Estado, são as mais afetadas pela seca. " Muitas lavouras já estão com perdas totais e irreversíveis, inclusive, há algumas áreas já destruídas para fazer uma nova planta", comenta o diretor da Farsul, Jorge Rodrigues.

Já a situação da soja é menos preocupante no Estado. A maioria das lavouras encontram-se em fase de crescimento vegetativo inicial e com boa resistência à seca. "Estamos com uma expectativa  para que o final de semana tenha chuva e vindo essa chuva a soja recupera", acredita.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado