DA REDAÇÃO: Arroz - Recompra de opções é retomada e produtor pode encontrar preços melhores

Publicado em 06/01/2012 10:16 e atualizado em 06/01/2012 15:09
Arroz: Falta de armazéns credenciados aumenta recompra de opções. Em dezembro, recompra aumentou oferta no mercado e preços tiveram queda. Expectativa é que situação não se repita devido a menor produção mundial.


Os leilões de recompra de opções para arroz realizados em dezembro pela Conab reduziram os preços do grão no mercado, devido à consequente maior oferta do produto.  A Federarroz solicitou ao Governo que os leilões fossem temporariamente suspensos, a fim de reverter o tom baixista nos preços. Nessa última terça-feira, dia 3, os leilões foram retomados e a grande participação de produtores e cooperativas levou a um deságio no prêmio.

No entanto, a retomada dos leilões não deve afetar os preços, pois, segundo Daire Coutinho, vice-presidente da Região Costeira Interna Federarroz, existe no momento um menor volume de oferta, devido a reduções de área no Brasil e em demais países produtores do cereal.
A recompra de opções acontece devido à falta de armazéns credenciados para atender a demanda. O menor número de armazéns é reflexo de exigências da Conab. No próximo dia 11 haverá um novo leilão de recompra.

Coutinho garante que realizar a recompra de opções é uma boa oportunidade para o produtor que deseja vender seu arroz a preços mais competitivos.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado