DA REDAÇÃO: Chuva sobre a Argentina será mais intensa do que na região Sul do Brasil

Publicado em 20/01/2012 13:39 e atualizado em 20/01/2012 15:15
Clima: Nova frente fria se concentra na Argentina neste final de semana e volumes de chuvas podem atingir até 60 mm em algumas regiões do país. Na próxima quarta-feira, tempo volta a ficar seco e chuvas mais significativas só devem voltar a ocorrer em meados de fevereiro.
A previsão do meteorologista da Somar, Celso Oliveira, é de que o acumulado de chuvas na Argentina este fim de semana deve variar de 30 a até 70 mm, dependendo da região. Já o Sul do Brasil e o Uruguai devem receber bem menos água, ficando entre 5 e 15 mm.

Tais volumes precipitarão até terça-feira (24). A partir desta data, o tempo seco volta a prevalecer e chuvas significativas só retornam em meados de fevereiro.

De acordo com o meteorologista, no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, chuvas fortes podem cair na costa da Argentina e Uruguai porque a água do oceano atlântico estará mais quente que o normal.

Entretanto, no interior desses países não haverá chuva pela ausência de umidade vinda da Amazônia.  “Ainda estamos na La Niña, nada impede o retorno do tempo seco prolongado no Centro-Sul da América do Sul”, acrescenta.

A precipitação na Argentina, contudo, pode ser insuficiente. Isso porque, na semana passada, por exemplo, algumas províncias argentinas tiveram fortes chuvas, mas insuficientes e mal distribuídas.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado