DA REDAÇÃO: Perdas no milho já somam 80% das lavouras em Carazinho (RS); soja pode minimizar prejuízos

Publicado em 23/01/2012 09:49 e atualizado em 23/01/2012 12:12
Safra 2011/2012: Colheita de milho é iniciada em Carazinho (RS), quebra para a cultura chega a 80% da produção. Esperança é que soja ofereça maior rentabilidade, já que o milho não cobre os custos de produção.


O milho que deveria ser colhido em fevereiro secou e já é colhido em Carazinho (RS). Quebra na cultura atinge 80% da produção e afeta toda a economia do município.

A região não terá segunda safra devido às geadas do inverno que comprometem o desenvolvimento das lavouras e esperança do produtor é que a soja ofereça alguma rentabilidade, no entanto, perdas para a oleaginosa já chegam a 35%. Na região existem produtores há 90 dias sem chuvas em suas propriedades.

Ausência de seguro de renda agrava situação dos agricultores, uma vez muitos pagam o banco, mas ficam sem dinheiro durante todo o ano.

Orientação é que o produtor deve proteger as folhas da soja, a fim de evitar que pragas e doenças entrem em suas lavouras.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado