DA REDAÇÃO: Chuvas ficam abaixo da expectativa na América do Sul e soja registra alta em Chicago

Publicado em 23/01/2012 13:43 e atualizado em 23/01/2012 15:06
Grãos: Seca na América do Sul, dificuldade para colher no centro-oeste do Brasil e expectativa de melhora no cenário financeiro dão suporte positivo ao mercado nesta segunda-feira. Momento é favorável para escoamento da safra velha.
A previsão de chuvas na América do Sul no último fim de semana não se confirmou e apenas 60% da área produtiva recebeu água e em volumes irregulares. Com isso, a oleaginosa passa e ter fortes altas na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (23), intensificadas pelo dólar mais barato no mercado internacional. Os principais vencimentos sobem para a casa dos US$12/bushel.

Ademais, há o suporte do mercado financeiro e a recuperação do petróleo favorecendo tais altas: “o momento é de suporte no mercado internacional e interno”, confirma Flávio França Jr., analista da Safras & Mercado.

Embora o volume de perdas ainda não esteja claro, estima-se que das 54 milhões de toneladas previstas inicialmente para a safra argentina, somente 50 milhões devem ser colhidas. No Brasil, saem prejudicados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do sul do Mato Grosso do Sul.

Diante das incertezas, o analista define o atual momento como bom para fixação de preços, principalmente para a soja da safra velha.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado