DA REDAÇÃO: Onda de frio no leste Europeu pode influenciar preço da soja

Publicado em 01/02/2012 12:34 e atualizado em 01/02/2012 16:04
Grãos: Frio intenso no leste europeu dá suporte às cotações em Chicago. Clima adverso em regiões produtoras, quebra de safra na América do Sul e cenário econômico europeu mais positivo devem continuar sustentando mercado para alta.
A conjugação de três fatores estaria direcionando o mercado da soja na Bolsa de Chicago. O primeiro e mais forte deles estaria ligado às perdas na safra da América do Sul. Porém, esse fator pode não ser tão marcante diante da chuva dos últimos dias e a sua diminuição na próxima semana, ajudando a melhorar o ritmo de colheita no Brasil.

Em segundo lugar, vem a euforia do mercado financeiro. E agora, um novo condicionante pode contribuir para a sustentação dos preços: o frio que atinge o leste Europeu. Com ele, as regiões produtores de trigo europeias sofreriam uma quebra de safra. Isso traria impacto para o milho e a soja, pois a falta de trigo-ração – possível substituto na alimentação animal – ajudaria na elevação dos preços da oleaginosa e do cereal.

O analista da Cerealpar, Steve Cachia, crê que o próximo relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) projetará uma redução dos números. Ele explica: “ boa parte da quebra que ocorreu na América do Sul é praticamente irreversível; é verdade que, na soja,  com as recentes chuvas, alguma coisa foi salva, mas, sem dúvida nenhuma, a quebra foi grande”.

De acordo com a ACA (Associação das Cooperativas Argentinas), as estimativas para o milho são de 21 milhões de toneladas e, para a soja, de 46 a 48 milhões, uma quebra significativa. Assim, a tendência para os próximos meses é positiva, “o mercado tende a recuperar tendência altista”, prevê. Porém, devem surgir momentos de quedas fortes em função da garantia de lucros dos fundos de investimentos.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado