DA REDAÇÃO: Clima de otimismo no mercado financeiro favorece commodities agrícolas

Publicado em 13/02/2012 12:48 e atualizado em 13/02/2012 17:03
Financeiro: bolsas internacionais reagem positivamente diante da aprovação de mais um pacote de ajuda para a crise de débito da Grécia, mas redução de gastos não agrada a população do país. Volatilidade deve continuar no mercado, com tendência de melhora no curto prazo.
Afastando o perigo de calote dos países europeus, a notícia da aprovação do pacote de austeridade fiscal pelo parlamento grego impulsionou os preços das commodities nesta segunda-feira (13). Apesar de impopular entre a população grega, a medida permitirá que o país receba um segundo socorro financeiro de 130 bilhões de euros.

O corte de gastos totaliza 3,3 bilhões de euros, condição imposta pelos credores para a concessão da ajuda financeira. Na opinião do economista Roberto Troster, tal exigência foi justa, uma vez que a Grécia e outros países da Europa, quando estourou a crise, ao invés de fazerem ajustes, se endividaram ainda mais. Eles esperavam que países centrais da Europa como Alemanha e França os socorressem. Isso criou uma “dinâmica perversa”, afirma Troster.

Com isso, o nível de gastos gregos aumentou e a produtividade ficou estagnada. Mudando de direção, as bolsas financeiras passam a ficar positivas, refletindo uma tendência de melhoria do quadro. No campo das commodities, embora os fundamentos não sejam ótimos, a tendência é que eles melhorem e de que o ano de 2012 seja “bom, mas com nervosismo”, prevê o economista.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado