DA REDAÇÃO: Figoríficos voltam às compras, mas ainda buscam boi a preços mais baixos

Publicado em 23/02/2012 13:35 e atualizado em 23/02/2012 16:25
Boi Gordo: frigoríficos retomam compras com boa oferta de animais terminados para completar escalas de abate, pressionando ainda mais o mercado. Consultora aconselha pecuaristas que podem segurar animais nos pastos a esperar primeira semana de março e o cenário de demanda.
Mercado do boi gordo segue pressionado. Após o feriado de carnaval, muitos frigoríficos voltaram às compras ainda buscando preços mais baixos diante da boa oferta de animais terminados.

O último boletim do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, Imea, informou que o inventário de animais no Mato Grosso é realmente maior, sendo este um reflexo das fêmeas que foram retidas entre 2006 e 2010.

"É bom a gente ser realista o quanto antes para se encaixar na nova situação e dar tempo de manobrar o navio. É uma nova realidade e está atrapalhando a margem do pecuarista sim. 2011 foi um ano que subiu os custos de produção e preço do boi gordo não acompanhou ", comenta a consultora de mercado, Lygia Pimentel.

Há expectativas de aquecimento do consumo por carne bovina, o que pode gerar um cenário mais positivo para as negociações da arroba do boi gordo. "Acho que a gente tem que trabalhar bem essa questão das exportações, que em 2012 prometem melhorar e aliviar a pressão baixista", conclui. 

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado